Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2020

Alexandre Kalil lidera disputa pela Prefeitura de BH

Levantamento mostra que o prefeito de Belo Horizonte continua bem avaliado pela população e lidera também as intenções de voto, com 46% das preferências, contra 21% do segundo colocado

07 de fev de 2020

O prefeito Alexanre Kalil lidera em todos os cenários estimulados e na pesquisa espontânea é o nome mais lembrado pelos entrevistados.

Faltando menos de nove meses para a eleição deste ano, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), continua muito bem avaliada pelos moradores da capital de Minas Gerais. É o que mostra pesquisa feita pelo Instituto Quaest, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH). No que se refere à intenção de voto, Kalil lidera em todos os cenários estimulados e na pesquisa espontânea é o nome mais lembrado pelos entrevistados.

Na pesquisa de voto espontâneo, em que não são apontados nomes como opções de candidatos para os entrevistados, apenas Kalil e o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) foram lembrados. O prefeito foi citado por 26% dos participantes enquanto o parlamentar foi citado por 2%. Todos os outros nomes lembrados têm menos de 2% e mais da metade dos entrevistados (58%) não lembrou de nenhum nome para a eleição de outubro.

Já nos dois cenários estimulados, quando nomes de possíveis candidatos são apresentados aos participantes, Kalil está em primeiro lugar nas intenções de voto. No cenário com o deputado Mauro Tramonte, o atual prefeito tem 46% da preferência e o parlamentar tem 21%.

O levantamento mostrou também que, considerando os três níveis de governo, Kalil é o que tem a melhor avaliação, com 48% dos entrevistados citando sua administração como positiva. A administração do presidente Jair Bolsonaro foi considerada positiva por 28% dos entrevistados, enquanto o governador mineiro, Romeu Zema, teve sua gestão aprovada por 19% dos entrevistados. Nos três casos, houve queda na avaliação positiva em relação a pesquisas anteriores.

De acordo com o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, “a situação equilibrada das contas municipais e a falta de um nome confirmado como adversário explicam porque Kalil sai na frente na intenção de votos deste ano. Apesar de faltar investimentos em obras, a atual gestão continua bem avaliada. Os efeitos da chuva, que geraram muitos questionamentos até então inéditos para o prefeito, porém, não aparecem neste levantamento e vamos poder analisar esse impacto nas próximas pesquisas”.

Segundo o empresário, o alto número de eleitores indecisos no início do ano demonstra que a população ainda não voltou suas atenções para a disputa política deste ano. “A partir de agora as pessoas começam a conversar cada vez mais sobre o cenário eleitoral e sobre as opções de candidaturas em suas cidades. Os levantamentos que começamos a fazer desde o ano passado vão nos permitir acompanhar também esse comportamento e como a aumento do interesse vai influenciar na intenção de voto de cada candidato”, disse Souza.

Informações Partidárias

Notícias