Estão entre os serviços realizados, o restabelecimento de pavimentação e recuperação de vias, contenções, desobstrução de redes de drenagem, desobstrução e limpeza de bocas de lobo e de bacias.
Menos de 15 dias após as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte, a administração do prefeito Alexandre Kalil (PSD) já concluiu 160 das 221 intervenções iniciadas no dia 17 de fevereiro em pontos afetados pelas enxurradas. Os serviços estão sendo executados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) nas nove regionais da cidade.
A capital mineira teve o janeiro mais chuvoso da história e todas as regiões tiveram algum tipo de dano. Estão entre os serviços realizados, o restabelecimento de pavimentação e recuperação de vias, contenções, recuperação de praças e canteiros, desobstrução de redes de drenagem, limpeza urbana, implantação de sarjeta, desobstrução e limpeza de bocas de lobo e de bacias.
Além dos 221 pontos iniciados no último dia 17, mais 48 intervenções foram incluídas no planejamento de recuperação da cidade. Destas, 10 obras foram iniciadas e 38 estão programadas para começar nas próximas semanas, aumentando o número total de intervenções para 269.
Henrique Castilho, superintendente da Sudecap, explica que “nesta etapa da reconstrução da cidade foram priorizadas as demandas que podiam ser atacadas de imediato, ou seja, aquelas que não dependiam de elaboração de projetos. Enquanto um mutirão trabalha nas ruas, parte da equipe da Sudecap trabalha mapeando e preparando as etapas necessárias para as intervenções que demandam obras mais complexas. A nossa intenção é deixar a cidade com as condições mínimas de mobilidade restabelecidas o quanto antes”.
Somente nos contratos das Sudecap, 1.368 trabalhadores estão executando os serviços – que prosseguiram durante o Carnaval nas vias onde não havia trajetos de blocos. Cerca de 405 equipamentos e máquinas, entre caminhões, escavadeiras, retroescavadeiras, hidrojatos, etc. são utilizados na execução dos trabalhos.