ESTADOS

Belivaldo comemora novo investimento em Sergipe

Ambev inaugura novo equipamento em fábrica no interior e prevê chegar a 12 mil empregos em todo o Estado. Para o governador, "isso é desenvolvimento e emprego".

21 de dez de 2021

O governador Belivaldo Chagas participou da inauguração de novo equipamento de produção da Ambev, na fábrica de Águas Claras

Redação Scriptum com Agência de Notícias do Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), comemorou esta semana a chegada de mais um importante investimento privado em seu Estado. Na tarde desta segunda-feira (20) ele participou da inauguração de novo equipamento de produção da Ambev, na fábrica de Águas Claras, localizada em Estância, a 70 km da capital Aracaju.

A companhia investiu R$ 90 milhões para criar uma linha de latas com capacidade de produzir 90 mil unidades por hora. Com a implantação dos investimentos, a Ambev prevê chegar a 12 mil empregos diretos, indiretos e induzidos gerados em todo o Estado.

Na solenidade, Belivaldo manifestou alegria pelo compromisso assumido pela companhia. “Esse é um sinal claro de que a empresa acredita em Sergipe e no nosso desenvolvimento. Sinto-me muito feliz e satisfeito em participar da inauguração da nova linha de produção da Ambev. Fui informado que são mais de 80 caminhões por dia que saem da fábrica para abastecer todo o Nordeste. Isso é desenvolvimento, isso é emprego, e isso é muito bom o Estado”, comemorou o governador.

O dirigente da Ambev, Jean Jereissati, relembrou do anúncio de investimentos feito em dezembro de 2020. “Há exatamente um ano, anunciávamos diretamente ao governador a expansão desta fábrica. Fizemos o investimento mesmo durante a pandemia e escolhemos Sergipe porque acreditamos no potencial de crescimento da região. Temos outras fábricas no Nordeste, mas escolhemos Sergipe”, afirmou.

A iniciativa da empresa conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que foi fundamental para a decisão do grupo de investir no projeto.

Jereissati informou, ainda, que a unidade começará a produzir uma cerveja com base de laranja em abril do próximo ano. “O investimento não será só na fábrica, em tecnologia, mas em toda a produção, já que vamos comprar a laranja diretamente do produtor, sem intermediários ou atravessadores”, disse.

Em 22 de setembro de 2021, por meio da Lei Nº 8.895, o Governo do Estado reduziu a alíquota de ICMS para cervejas que contenham no mínimo 0,35% de suco de laranja concentrado ou integral na sua composição. A iniciativa visa o fomento à cadeia produtiva de laranja em Sergipe. A alíquota de ICMS foi reduzida de 25% para 13% sobre as operações e prestações de serviço internas envolvendo cervejas que utilizem em sua composição a laranja e sejam comercializadas em embalagem de vidro ou lata.

A Ambev

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. A empresa brasileira tem sede em São Paulo e está presente em 18 países. A história da Ambev começou na década de 1880, com duas cervejarias, através da Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Hoje, são mais de 100 rótulos. Atualmente, a unidade Águas Claras produz alguns dos rótulos mais desejados pelos brasileiros, como Bohemia, Brahma Duplo Malte, Original, Skol e outras bebidas não alcoólicas, como Guaraná Antarctica, Tônica e Sukita, e tem capacidade de produção de 260 mil hectolitros apenas em latas.