O governador Belivaldo Chagas
O governador Belivaldo Chagas (PSD), reeleito em 2018, cumpriu 37% das promessas que fez durante sua campanha eleitoral, superando a média nacional (28%) e a da própria região Nordeste (28,3%), onde foi o segundo colocado. O resultado foi apontado em levantamento no portal de notícias G1, divulgado no sábado (3).
Segundo a pesquisa, apesar das dificuldades enfrentadas em razão da pandemia de covid-19, Belivaldo executou 10 das 27 promessas feitas, o que corresponde a 37,04%. Em primeiro lugar no Nordeste ficou o governador do Ceará, Camilo Santana, com 47,37% de desempenho. Já em terceiro na região, aparece o governador do Maranhão, Flávio Dino, com 31,58%.
O governador de Sergipe também alcançou a sétima colocação nacional quando comparado o desempenho dos gestores dos 27 entes federativos, segundo os dados do G1. Já, quando considerado as promessas já executadas somadas às parcialmente executadas, o governo de Belivaldo alcançou 55,56%. A média nacional foi de 53,36% e a regional 53,53%.
Mesmo após 14 meses de pandemia, Belivaldo colocou em ação 10 das suas promessas de campanhas e outras cinco estão parcialmente cumpridas, do total de 27, segundo o G1. “Conseguimos executar projetos importantes com o Programa Avança Sergipe, com crédito para empresas e flexibilização tributária neste difícil momento de pandemia. Já estamos concluindo dentro do Plano, o Pró-Rodovias I, recuperando cerca de 500 km de rodovias. E já estamos trabalhando o Pró-Rodovias II para beneficiarmos mais regiões do Estado, como mostra o G1, na área da Educação, que estabelecemos desde o início como prioridade, 100% das promessas de campanhas foram executadas. Mesmo diante das dificuldades, continuamos trabalhando priorizando a vida dos sergipanos, mas investindo, também, na melhoria do Estado e da qualidade de vida da nossa população”, afirmou o governador do PSD.
Algumas das promessas consideradas não cumpridas pelo portal já possuem serviços semelhantes, mas sofreram alteração devido à pandemia, como é o caso do atendimento aos trabalhadores autônomos, realizado no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), e dos Centros de Atendimento aos Turistas, no qual a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) atualmente administra dois postos de informações turísticas: um localizado na Rua do Turista, no Centro da capital, que foi totalmente reformado e modernizado, e está em pleno funcionamento; outro situado no Aeroporto Internacional de Aracaju, que está funcionando. Ainda devido à retração econômica provocada pela pandemia, outros projetos foram adiados, a exemplo do Complexo Industrial Portuário, cujo edital de chamamento público não obteve a adesão esperada em decorrência do período.