Loading

Pesquisar

ESTADOS

Belivaldo quer aumentar produtividade do rebanho em Sergipe

Em evento dedicado ao agronegócio, governador do PSD assinou convênio com entidade nacional de agricultores e empresa de melhoramento genético bovino

14 de fev de 2022

O governador Belivaldo Chagas fala durante abertura oficial da primeira edição do Sealba AgroShow

Redação Scriptum com Agência de Notícias do Governo de Sergipe

Para melhorar ainda mais a qualidade dos rebanhos bovinos e garantir o aumento da produção leiteira em Sergipe, a gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD) aderiu ao programa + Pecuária Brasil, criado pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer/BR). Ele assinou um termo de cooperação técnica entre o governo estadual e a entidade na sexta-feira (11), na abertura oficial da primeira edição do Sealba AgroShow. Dedicado ao agronegócio, o evento foi encerrado no último sábado e reuniu cerca de 100 expositores, especialistas e palestrantes no município de Itabaiana, localizado no Agreste Sergipano, a 53 quilômetros da capital do Estado, Aracaju.

Custeado pela Conafer, o programa terá a participação de técnicos da empresa Alta Genetics, que vão orientar profissionais indicados pelo Estado para a melhoria genética de rebanhos em 30 municípios sergipanos. As doses, insumos e a parte logística são de responsabilidade da entidade parceira. O programa permitirá a utilização do sêmen de touros provados, o que reduzirá as chances de doenças genéticas nos plantéis.

O Governo de Sergipe estima que a parceria garantirá uma média anual de três mil gestações bovinas até o encerramento do convênio, em 2026. “A gente já tem o programa de inseminação de vacas leiteiras. Esse convênio vai fazer com que tenhamos prenhezes positivas em mais três mil vacas. Isso é bom para o plantel de vacas de Sergipe, não apenas para o gado de leite, mas para o gado de corte”, disse o governador.

Evento

Promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, pelo Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o evento reuniu empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços de Sergipe, Bahia e Alagoas. “Nós apoiamos os agricultores, os pecuaristas e os produtores. Todos são importantes, desde o pequeno produtor que coloca alimento nas nossas mesas até o grande produtor”, destacou Belivaldo Chagas.

O governador ressaltou, ainda, que o investimento de R$ 500 milhões feito por sua gestão na recuperação das rodovias sergipanas facilitará o escoamento da produção regional.

Informações Partidárias

Notícias