Belivaldo: “Não vim aqui para fazer promessa de candidato, mas firmar compromissos”
Edição: Scriptum
Em sabatina promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe com os concorrentes ao Governo do Estado, o candidato do PSD à reeleição, Belivaldo Chagas, além de ouvir sugestões apresentadas por representantes da categoria do magistério, debateu propostas de seu programa para área da Educação.
Durante quase duas horas, Belivaldo respondeu a todos os questionamentos que lhes foram feitos por professores e assumiu compromissos com a valorização dos profissionais da Educação e com a melhoria da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas em Sergipe. “Não vim aqui para fazer promessa de candidato, mas firmar compromissos. Caso seja da vontade do povo que eu seja reeleito, a minha prioridade será a Educação. Na próxima semana, inclusive, estarei em Brasília para que a emenda de bancada seja para esta área”, declarou.
Belivaldo ressaltou que, como gestor público, sempre se manteve aberto ao diálogo a todos que o procuraram e aprendeu muito a ouvir e dialogar. “Sei o que pude fazer, sei o que ainda precisamos fazer, não apenas para melhorar a carreira do magistério, como para melhorar as condições de trabalho e as condições salariais dos trabalhadores da Educação como um todo, e vamos trabalhar para avançar essas questões em nossa próxima gestão”, afirmou.
Como forma de demonstrar seu compromisso com a categoria, o governador citou o escalonamento da carreira do magistério, na monta de até 15% já para este ano, conquistado pela categoria em sua gestão. “Sei que ainda não é o ideal, mas já começamos a destravar a carreira”.
Ao tratar das unidades da rede estadual que oferecem Educação em Tempo Integral, o governador ressaltou ser claro o posicionamento que tem quanto à implementação desse modelo de ensino. “Defendo a escola de tempo integral, mas entendo que temos de resolver as demandas apresentadas por essas escolas”, afirmou Belivaldo.
Questionado quanto à infraestrutura física dos prédios escolares, Belivaldo afirmou que, em sua gestão, a Secretaria de Educação reformou e ampliou mais de 100 unidades escolares, além de ter realizado obras de manutenção em todas as 355 escolas da Rede Estadual, tendo promovido avanços significativos que resultam em melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Segundo explicou, as políticas e programas educacionais, em seu governo, vão observar, mais que nunca, a impessoalidade de gestão dos órgãos educacionais para transcender interesses políticos da gestão, e vão, também, desenvolver projetos de modo condizente com o cumprimento de metas de longo prazo para promoção de melhoria sistemática da qualidade da educação oferecida à população sergipana.
Belivaldo apresentou também aos professores a proposta de implantação de uma política de rateio do ICMS entre os municípios com base no resultado educacional das escolas aferidos pelo Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica, cujo objetivo é estimular os gestores municipais a empenhar todos os esforços necessários para elevar a qualidade do ensino ofertado nas escolas das redes públicas municipais, e atingir as metas do PEE.
“Avançamos muito este ano na unificação dos calendários das escolas da Rede Estadual, pois a nossa proposta é de que tenhamos o calendário letivo de todas as nossas escolas iniciado e concluído dentro do mesmo ano civil, não apenas as da Rede Estadual, mas também, em parceria com os municípios, objetivamos instituir um calendário escolar único para todas as escolas da educação básica da rede pública em Sergipe. Já estamos nesse caminho e vamos avançar ainda mais”, enfatizou o governador.