O prefeito Alexandre Kalil participou da entrega de 39 novas ambulâncias para a capital
Enquanto governos estaduais e municipais enfrentam dificuldades para pagar seus funcionários, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou esta semana que irá antecipar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais e pensionistas. O pagamento será feito no dia 13 de dezembro. A antecipação – o pagamento estava previsto para o dia 20 – visa acelerar o aquecimento da economia da cidade, segundo a administração municipal. A primeira parcela do 13º foi paga no dia 19 de julho.
“Dia 20 é muito em cima para o servidor providenciar suas compras, sua festa. Diferentemente de outros municípios, vamos quitar o 13º”, afirmou Kalil. A folha de servidores hoje é de R $ 290 milhões mensais.
A boa notícia reforça a posição do prefeito Alexandre Kalil, que começará o último ano de sua administração como favorito à reeleição. Pesquisa sobre a intenção de voto da Quaest Consultoria, encomendada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), aponta Kalil com 36% das intenções de voto.
A avaliação do seu governo, segundo a pesquisa, é melhor do que a do governador Romeu Zema e do presidente Jair Bolsonaro. No caso de Kalil, 50% dos entrevistados consideram de forma positiva o seu governo, contra 21% no caso de Zema e de 33% na avaliação de Bolsonaro. Para 65% dos entrevistados, a gestão de Alexandre Kalil está acertando mais do errando.
O prefeito tem maior vantagem entre os eleitores católicos (41% a 18%) e entre os homens (44% a 17%). O levantamento estimulado sobre a corrida pela prefeitura da capital mineira foi feito com 1.007 pessoas, entre os dias 2 e 6 de novembro. A margem de erro é de três pontos e o nível de confiança é de 95%.
Novas ambulâncias
O prefeito Alexandre Kalil participou esta semana da solenidade de entrega de 39 novas ambulâncias para o Transporte de Saúde na capital: são 28 veículos de médio e 11 de grande porte. A renovação da frota garante deslocamento de pacientes eletivos com mais conforto e segurança, atendendo a cerca de 70 mil pessoas. “Essa é uma parte do esforço da Prefeitura de Belo Horizonte de se organizar e atualizar a sua frota e oferecer um serviço de melhor qualidade. Esse é um serviço de altíssima relevância que vem sendo desempenhado com muito cuidado. A frota estava em condições precárias, precisava ser renovada e é isso que foi providenciado” afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.
O Transporte em Saúde realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é voltado para o deslocamento de pessoas que exigem cuidados especializados – como pacientes de hemodiálise e oncológicos – em situações específicas previamente avaliadas, do domicílio para o atendimento médico.