Municípios

Belo Horizonte renova frota do transporte coletivo

Prefeito Fuad Noman (PSD) investe na melhoria do serviço oferecido na capital mineira e entrega mais 220 veículos para a população

20 de out de 2023

Todos os ônibus oferecem acessibilidade e cerca de 70% contam com aparelhos de ar-condicionado.

Redação Scriptum com Prefeitura de Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), entregou novos ônibus para o serviço de transporte coletivo na capital de Minas Gerais nesta quinta-feira (19). Ao todo, são 220 veículos rodando em cerca de 80 linhas do sistema. Os ônibus têm ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. “A entrega é um dos compromissos que assumimos com a população e está prevista na lei que trouxe o novo mecanismo de remuneração das passagens e iniciou um processo de modernização e encaminhamento de soluções definitivas para o transporte coletivo”, disse o prefeito.

A frota do transporte coletivo da capital mineira conta agora com 2.484 veículos. Em média, os ônibus têm 6 anos e 9 meses de fabricação. Todos oferecem acessibilidade e cerca de 70% contam com aparelhos de ar-condicionado.

A renovação faz parte de uma série de melhorias implementadas pelo prefeito. Em julho deste ano, Fuad Noman sancionou a lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar que a administração municipal paga às empresas responsáveis pelo serviço. Entre outros benefícios, a lei permitiu que o valor da tarifa caísse de R$ 6,00 para R$ 4,50.

Além disso, já foram acrescidas 849 viagens ao sistema de transporte, sendo 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. Até dezembro, serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação. Saiba mais aqui.