Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

BH acaba com obrigatoriedade de máscara ao ar livre

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou a medida nesta quinta-feira (3), mas avisou: "Eu aconselho a usar. Temos que preservar transporte público, preservar lugar fechado”

03 de mar de 2022

O prefeito Alexandre Kalil: “Estamos aliviando a cidade pelo esforço, sacrifício que foi feito pela população”

Redação: Scriptum

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou em entrevista na tarde desta quinta-feira (3) que a população da capital mineira não precisa usar proteção facial em locais abertos. “Máscara em lugar aberto em BH não precisa mais”, ele disse, mas alertou: “Eu aconselho a usar. Temos que preservar transporte público, preservar lugar fechado. Mas estamos aliviando a cidade pelo esforço, sacrifício que foi feito pela população”, explicou.

O infectologista Unaí Tupinambás, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, disse que a flexibilização foi pautada em, pelo menos, três fatores. O primeiro foi a baixa transmissão da covid-19 em lugares abertos. “O grande problema são os espaços fechados”, explica. Além disso, ele também citou a cobertura vacinal no município e a exposição recente da maioria da população à variante ômicron, responsável por explosão de casos no início de janeiro, o que aumentou a resposta imune dos infectados.

Por sua vez, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a medida é vista com “naturalidade”. “Nesse momento a gente tem 80% da população vacinada com duas doses, mais de 40% com reforço”. Segundo ele, a ômicron trou xe um número muito menor de internações no público vacinado. “Tivemos mais casos do que ano passado na onda roxa, mas muito menos óbitos”.

Baccheretti destacou ainda que a ocupação de leitos não passou de de 40% da oferta. “Diante da queda vertiginosa, a gente tem a expectativa que nas próximas duas semanas a gente tenha o menor número de casos diários de toda a pandemia”.

Informações Partidárias

Notícias