O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
Edição: Scriptum
Em períodos de frio, a convivência de muitas pessoas em ambientes fechados facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Pensando nisso, a gestão do prefeito Alexandre Kalil (PSD), de Belo Horizonte, desenvolveu uma campanha educativa para conscientizar as pessoas que utilizam transporte público na cidade sobre os riscos e formas de prevenção de doenças contagiosas.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da BHTrans, a Prefeitura de Belo Horizonte está distribuindo cartazes, anúncios e peças informativas com dicas sobre os cuidados de higiene que ajudam a evitar a transmissão de doenças, e também orientações sobre a etiqueta da tosse, que são formas corretas de proteção ao espirrar ou tossir. Os cartazes também alertam sobre a lavagem correta das mãos para evitar contágio.
A campanha já está circulando e tem sido muito positiva. Nos ônibus foram fixados os cartazes e o sistema de televisão dos coletivos já exibe as dicas de saúde. Além disso, o material está sendo divulgado nas redes sociais da Prefeitura e em agosto o Jornal do Ônibus vai reforçar a campanha, com a publicação de anúncio desenvolvido especialmente para esta ação.
O MobilizaSUS também está atuando na campanha, por meio de apresentação musical e divulgação do material informativo dentro dos ônibus, estações do MOVE e do metrô. O objetivo é utilizar o lúdico para reforçar as orientações. Renan Ávila, consultor de vendas, assistiu a apresentação do grupo. “Eu já sigo algumas das recomendações, mas é sempre bom saber mais para a gente evitar as doenças”. A previsão é que campanha seja veiculada até o final do inverno.