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BH cria 295 serviços on-line para beneficiar cidadãos

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), investe na simplificação e digitalização de processos para melhorar a experiência dos moradores na utilização dos serviços públicos

10 de jan de 2024

Portal de Serviços consolida informações sobre 1.390 serviços prestados pela administração municipal

Edição Scriptum com Prefeitura de Belo Horizonte

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), continua aperfeiçoando as ações de simplificação e digitalização de processos para melhorar a experiência do cidadão na utilização dos serviços públicos. Somente no ano passado, 295 novos serviços digitais foram disponibilizados ao usuário no Portal de Serviços da Prefeitura.

As facilidades encontradas pelo usuário vêm refletindo no aumento significativo de solicitações abertas nos canais on-line, que atualmente representam quase 90% de todas as demandas registradas na Prefeitura. Dos mais de 578 mil pedidos contabilizados em 2023, 364 mil (63%) foram feitos pelo Portal de Serviços e 151 mil (26%) pelo aplicativo. Entre os serviços mais requisitados ao longo do último ano estão: Identificação do Condutor Infrator; Tapa-Buraco e Ouvidoria.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Planejamento, o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte consolida informações sobre 1.390 serviços prestados pela administração municipal, sendo 939 deles com possibilidade de solicitação a partir da própria plataforma. Um aumento de mais de 450% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

A Prefeitura também disponibiliza 128 serviços no aplicativo PBH APP, focados principalmente nos que podem ser solicitados rapidamente, como os de fiscalização, conservação e zeladoria da cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS. Quase 290 mil pessoas já utilizam o PBH APP.

Tanto pelo Portal de Serviços quanto pelo app, o usuário pode monitorar todo o andamento do pedido, a partir do número do protocolo. Finalizada a demanda, o cidadão ainda pode avaliar, em uma escala de 1 a 10, a qualidade dos serviços prestados pela administração municipal.

Canais de atendimento

Para evitar filas e deslocamentos, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta os usuários a utilizarem os canais eletrônicos (PBH APP, Portal de Serviços). Contudo, também oferta o atendimento pelo telefone 156, com prioridade para informações e serviços relativos à Saúde, Fiscalização, Ouvidoria e Ocorrências de Trânsito. Há ainda a possibilidade de atendimento presencial na Central BH Resolve, mediante agendamento prévio para demandas específicas ou para aquelas que não são possíveis o acesso remoto.

Para auxiliar o cidadão que não tem internet, a Prefeitura disponibiliza mais de 4 mil pontos de Wi-fi em toda a cidade, incluindo espaços e equipamentos públicos, como escolas e estações do Move. O programa de internet gratuita está presente em 100% das vilas e favelas da capital. A Prefeitura ainda disponibiliza diversas capacitações para inclusão digital e orientações sobre como solicitar serviços municipais.

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