Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

BH cria espaços para crianças no Carnaval de rua

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), trabalha para incluir o público infantil e os adolescentes na folia, garantindo segurança e diversão para as famílias

05 de fev de 2024

Nos cortejos infantis deste ano, será possível conhecer mais sobre sustentabilidade e pular ao lado dos super-heróis dos filmes e desenhos animados.

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vem trabalhando também para incluir o público infantil e os adolescentes no Carnaval de rua da capital mineira. A programação oficial da folia em BH conta com blocos pensados para garantir a segurança e diversão das crianças e das famílias. Nos cortejos infantis deste ano, será possível dançar ao som de samba e marchinhas, conhecer mais sobre a sustentabilidade e pular ao lado dos super-heróis dos filmes e desenhos animados.

Já no sábado (10), desfila o bloco Buritis de Guimarães Rosa, que nasceu do projeto ambiental Cercadinho e Ponte Queimada Córregos Vivos, que defende as nascentes, córregos e matas. O bloco homenageia o escritor Guimarães Rosa e o Cerrado. No seu repertório, estão marchinhas e músicas instrumentais. No mesmo dia, ocorre a festa do bloco nerd Unidos da Estrela da Morte, que existe desde 2015 e é formado por fãs mineiros do filme Star Wars e geeks em geral.

É comum encontrar durante o cortejo pessoas fantasiadas de personagens de jogos, desenhos e do cinema. Seu repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenhos animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae. O desfile do Unidos da Estrela da Morte está agendado para o sábado, no bairro Floresta.

A inclusão também dá o tom da festa com o bloco Todo Mundo Cabe no Mundo. No domingo (11), o cortejo acontece pelas ruas do bairro Santa Efigênia com a proposta criar um espaço seguro e de liberdade para todos, contando, inclusive, com a colaboração de muitas pessoas com deficiência.

Também no domingo, o Bloquim duBem, maior bloco infantil do Carnaval de Belo Horizonte, fará o cortejo nos bairros Cidade Nova e União, com uma folia de muitas árvores, sombra, circo, contação de história, bailinho de carnaval, samba, cortejo de tambores afro e muito mais.

Na terça-feira (13), ainda há carnaval para os pequenos. O Bloco do Jiló desfila no bairro Boa Vista, tocando músicas no ritmo de axé, marchinhas, pagode e samba. Toda a programação, com horários e endereços de concentração, pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.

Segurança

A Diretoria de Prevenção à Criminalidade, ao longo do período do Carnaval de Belo Horizonte, dará suporte no combate ao trabalho e exploração sexual infantil e ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

A Belotur – empresa municipal para o desenvolvimento do turismo na cidade – também orientou os ambulantes, durante o período de credenciamento, que é terminantemente proibida a venda de bebidas alcóolicas para menores, assim como o trabalho infantil. Os vendedores flagrados cometendo tais irregularidades perderão as credenciais, terão suas mercadorias apreendidas e responderão judicialmente.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do Estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

Informações Partidárias

Notícias