MUNICÍPIOS

Blocos tradicionais marcam o pré-Carnaval em São Luís

A programação de Carnaval na capital do Maranhão começa efetivamente na sexta-feira, mas os eventos preparados pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) já começaram a alegrar os foliões há dias

06 de fev de 2024

Blocos tradicionais abrem o Carnaval em São Luís

Edição Scriptum com Prefeitura de São Luís

A programação de Carnaval em São Luís do Maranhão começa efetivamente na sexta-feira (9), mas os eventos preparados pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) já começaram a alegrar os foliões da cidade e turistas há dias. Um verdadeiro encontro de cores, ritmos e batuques, por exemplo, pode ser observado no último dia de festa de pré-Carnaval realizada pela Prefeitura de São Luís no bairro Madre Deus, no domingo (4).

A programação contou com o segundo cortejo de blocos tradicionais que culminou em uma grande festa no Largo do Caroçudo. A programação da Prefeitura na Madre Deus seguirá todos os quatro dias oficiais de folia momesca, entre sexta-feira e a terça de Carnaval (dia 13).

Ao todo, 16 agremiações participaram do cortejo, foram eles: Apae, Tropicais do Ritmo, Show Feras, Os Curingas, Os Gigantes, Magnatas Show, Os Gladiadores, Os Diplomáticos, Os Diferenciados, Os Foliões, Reis da Liberdade, Os Trapalhões, Os Brasinhas, Vinagreira Show, Companhia do Ritmo e Tradicionais do Ritmo.

O cortejo foi puxado pelo bloco tradicional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís, que desde 1996 desfila no Carnaval. Ao som de batidas muito bem marcadas, o grupo deu exemplo de organização e alegria, contagiando todos os presentes e abrilhantando, ainda mais, a programação.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou a importância do evento para a região e destacou o compromisso da gestão municipal em dar total apoio à comunidade.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos dando todo o apoio necessário à região da Madre Deus, que é o berço da cultura de São Luís e palco de vários artistas e manifestações culturais. É exatamente isso que estamos fazendo aqui, dando toda a infraestrutura possível para que a gente possa fazer uma grande festa para todos esses fazedores de cultura da nossa capital”, disse Maurício Itapary.

Programação

A programação reuniu pessoas de todos os cantos da cidade que foram à Madre Deus prestigiar a festa, como é o caso da publicitária Ghirza Carvalho que expressou seu entusiasmo ao participar do cortejo dos blocos tradicionais, movida pelo saudosismo e pelo desejo de preservar a rica herança cultural de São Luís.

“O saudosismo me motivou a vir aqui hoje acompanhar o cortejo dos blocos tradicionais que fazem parte da nossa cultura e a gente tem que valorizar para não deixar morrer. Eu acho que realmente a Prefeitura tem que dar bastante espaço para essas manifestações populares. Temos que valorizar a nossa cultura, que é um lindo espetáculo. Eu acho fantástico o Carnaval de São Luís”, ressaltou a foliã.

O palco principal da folia na Madre Deus foi montado em frente à casa da decoradora Priscila Arouche, que mora na comunidade desde que nasceu, há 41 anos. Para ela, o barulho da festa não é motivo de incômodo, pelo contrário, ela destaca o amor compartilhado por todos os moradores da região em relação à animação que toma conta da Madre Deus, tanto durante o Carnaval quanto no São João.

“Nós, que nascemos, crescemos e vivemos aqui, amamos intensamente toda essa movimentação, seja durante o Carnaval ou o São João. Essa energia pulsante embala nossa história e identidade. A programação está maravilhosa. É um privilégio fazer parte dessa comunidade que acolhe a festa com tanto carinho e entusiasmo”, destacou a moradora.