Loading

Pesquisar

Municípios

Botion faz exame de sangue para divulgar Novembro Azul em Limeira (SP)

Prefeito do PSD divulgou a campanha para a prevenção ao câncer de próstata na UBS Nova Europa

01 de nov de 2023

“É um exame muito simples, basta uma pequena amostra de sangue”, frisou o prefeito Mário Botion.

Redação Scriptum com Prefeitura de Limeira

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), realizou nesta quarta-feira (1), na UBS Nova Europa, o exame de sangue Prostate-Specific Antigen (PSA) — em português, Antígeno Prostático Específico — que permite a detecção do câncer de próstata. A iniciativa faz parte da programação local da campanha nacional Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção à doença. “É um exame muito simples, basta uma pequena amostra de sangue”, frisou Botion.

A campanha tem como público-alvo homens a partir dos 45 anos de idade que tenham casos da doença entre familiares de primeiro grau. No município, a ação da prefeitura é realizada em parceria com a Santa Casa, o Ambulatório Médico de Especialidades e a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc).

Para fazer o exame de PSA, basta que os homens dessa faixa etária procurem o Laboratório Municipal ou a unidade básica de saúde mais próxima de suas residências. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, até 30 de novembro. Ao longo do mês, as unidades que abrem aos sábados, no plantão de vacinação, também vão fazer a coleta do PSA.

Neste sábado (4), a coleta poderá ser feita nas UBSs Abílio Pedro, Morro Azul, Planalto e Cecap. Não é necessário o pedido médico nem o agendamento do exame. Basta procurar a equipe de enfermagem e apresentar o Cartão SUS e um documento com foto. Mais informações sobre o exame e a programação da campanha podem ser conferidas aqui.

Informações Partidárias

Notícias