Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Campo Grande reforça ações para enfrentar a covid-19

O prefeito da capital do Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD), anuncia mais ônibus nas ruas, para reduzir a lotação dos coletivos, e ampliação do número de UTIs nos hospitais públicos

08 de mar de 2021

O prefeito Marquinhos Trad

A partir desta terça-feira (9), por determinação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), Campo Grande (MS) passará a contar com mais ônibus nas ruas como forma de diminuir a lotação dos coletivos. A ação vai abranger as linhas mais lotadas que circulam na Capital, durante o horário de pico. “Serão mais ou menos 90 a 95 viagens a mais do que as realizadas hoje”, explicou o diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno.

Em reunião no sábado (6), o prefeito da capital do Mato Grosso do Sul anunciou também que vai ser ampliado o número de leitos de UTI na cidade e retomadas as ações de desinfecção em terminais, feiras e vias públicas, além de intensificado o trabalho de orientação e implementar barreiras sanitárias nas entradas do município, para conter o avanço da covid-19. As medidas foram anunciadas após reunião com secretários e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito, “o aumento do número de casos e, consequentemente, internações e óbitos provocados por essa doença, nos preocupa muito. Por isso o município precisar agir e tomar as medidas necessárias para que os nossos cidadãos tenham um atendimento digno e acesso a um leito caso seja necessário”.

Para tanto, prosseguiu Trad, “entendemos a necessidade urgente de ampliarmos o número de leitos de UTI, a exemplo do que foi feito no passado quando estivemos em situação mais grave do que nos encontramos hoje. Além disso, vamos retomar os mutirões nas ruas, com orientações de prevenção e distribuição de máscaras e também com o trabalho de desinfecção nos terminais, feiras e vias públicas. Vamos fazer a nossa parte”.

Campo Grande tem hoje 283 leitos de UTI disponíveis ao SUS, contratados em hospitais públicos, privados e filantrópicos. A expectativa é de que ao menos 20 leitos possam ser disponibilizados à população nas próximas semanas.

Mais ônibus

Em reunião na segunda-feira (8), com representantes das empresas de transporte coletivo urbano, foi definido o aumento no número de viagens dos ônibus para atender a determinação do prefeito. “As linhas tradicionalmente mais cheias vão rodar mais e também será ampliado o número de veículos articulares para dar mais espaço a população”, destacou Bruno.

Haverá mais veículos circulando entre as 05h30 e as 8h15, enquanto no período da tarde as linhas ganharão reforço das 18h às 19h30. “Como as pessoas saem do trabalho em horários diferentes o número de viagens a mais será algo em torno de 80. Mas esse alinhamento para ajustar se precisa de mais ônibus ou viagens a gente vai analisar amanhã e depois”, completou o responsável pela agência municipal de transporte.

Também ficou definido que o preço da passagem não vai aumentar apesar do aumento de funcionários e veículos circulando no transporte público. Os terminais de transbordo começam a receber as ações de desinfecção ainda nesta semana.

Informações Partidárias

Notícias