Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Canoas (RS): projeto inibe violência contra mulheres

Proposta de vereadora do PSD cria Bancos Rosa nos ônibus para dar mais proteção às mulheres

14 de mar de 2025 · #naligia

Recém-empossada, vereadora Naligia teve projeto aprovado pela Câmara

Edição Scriptum com assessoria de comunicação do PSD-RS

Por iniciativa da vereadora Naligia (PSD), a Câmara Municipal de Canoas, cidade de 360 mil habitantes, na região metropolitana de Porto Alegre, aprovou projeto que trata da criação dos Bancos Rosa nos ônibus do município. De acordo com a vereadora, o objetivo é inibir a violência contra as mulheres.

Com 18 votos a favor entre os 21 da casa legislativa (3 estavam ausentes), o projeto de Naligia cria a lei que obrigará a empresa responsável pelo transporte público de Canoas a implantar bancos cor de rosa em seus veículos.

De acordo com o texto aprovado, cada veículo deverá contar com dois a seis assentos exclusivos para mulheres, dependendo do tamanho do ônibus e da disposição dos demais assentos prioritários.

Além disso, as empresas responsáveis pelo transporte deverão afixar informações nos veículos, destacando a exclusividade do uso dos bancos e divulgando o número 180, canal de denúncias, para casos de violência contra a mulher.

Segundo Naligia, a medida visa garantir mais proteção e segurança para as passageiras e conscientizar a população sobre a importância de enfrentar o assédio e as violências sofridas no transporte público. “Precisamos de ações assim no Estado e no Brasil para inibir a ação de abusadores, que protejam nossas meninas e mulheres no transporte público e que incentivem a população a denunciar”, reforça.

Naligia assumiu como vereadora nesta terça-feira (11), em substituição ao vereador Daurinei Alt, que se afastou por motivos particulares. No pleito de 2024, ficou como primeira suplente de vereadora pelo PSD, fazendo 1.142 votos – foi a segunda mulher mais votada da coligação e a terceira mulher mais votada de Canoas.

Informações Partidárias

Notícias