Loading

Pesquisar

SENADO

Chapada dos Guimarães será gerida pelo Mato Grosso

Projeto da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que passa a responsabilidade pela gestão do Parque da Chapada dos Guimarães ao Mato Grosso, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente

11 de out de 2023

A senadora Margareth Buzetti: “Tem o compromisso do governador com a preservação do parque. Vamos cobrar dele esse compromisso.”

Edição Scriptum com Agência Senado

Projeto da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que passa a responsabilidade pela gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ao Estado do Mato Grosso, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) na quarta-feira (11). O texto, que segue para a Câmara dos Deputados, propõe a transferência com o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e proporcionar oportunidades na área de educação, pesquisa científica e desenvolvimento turístico.

Em contrapartida, o Mato Grosso deverá aplicar anualmente, em obras e serviços, o valor mínimo de R$ 66 milhões, totalizando R$ 200 milhões em três anos. A senadora Margareth Buzetti esclareceu que o Estado pretende assumir a gestão do parque para desenvolver o turismo na região.

A senadora explica que o parque atualmente se encontra em regime de concessão suspensa, devido a irregularidades confirmadas pelo Tribunal de Contas da União no processo de licitação. Buzetti ainda reforçou que há um compromisso do governador pela preservação ambiental do parque e que o Senado estará fiscalizando essa gestão.

“Tem o compromisso do governador com a preservação do parque. E nós iremos cobrar dele esse compromisso. Porque é um parque muito lindo, que vai virar um polo turístico para a baixada cuiabana e para o Brasil inteiro. É uma forma de dizer ao povo da região que eles também podem fazer turismo pertinho de casa, que eles têm aonde ir, sem cobrar para adentrar o parque”.

Informações Partidárias

Notícias