Paraná

Chico Brasileiro, do PSD, é eleito novo prefeito de Foz do Iguaçu

Eleições suplementares marcadas pela Justiça Eleitoral ocorreram neste domingo (2) e o candidato do PSD foi escolhido pela população com 56,35% dos votos válidos

03 de abr de 2017

O Partido Social Democrático (PSD) do Paraná fortaleceu suas bases municipais neste domingo (2), nas eleições suplementares ocorridas por determinação da Justiça Eleitoral. Chico Brasileiro (PSD) foi eleito novo prefeito de Foz do Iguaçu com 69.469 votos, o equivalente à 56,35% da votação válida – quando são excluídos os votos brancos e nulos. Francisco Lacerda Brasileiro, o ‘Chico Brasileiro’, é deputado estadual desde 2014, eleito com 50.930 votos, também já foi vereador por dois mandatos (2000 e 2004) e vice-prefeito da cidade (2008).

A nova eleição foi marcada porque o candidato mais votado no pleito do ano passado teve seu registro de candidatura cassado pela justiça. Chico, o novo prefeito comemorou o resultado agradecendo todo apoio da população e também à dedicação de sua equipe.

“Foi uma vitória do trabalho, de muitas mãos, e principalmente das pessoas que querem uma nova política para Foz, transparente e limpa. A eleição acabou e agora é hora de muita união, porque a Prefeitura tem que funcionar rápido, para fazer a cidade avançar”, declarou o novo prefeito eleito.

O PSD do Paraná conta agora com 30 prefeitos eleitos em todo estado e 268 vereadores e vereadoras, nas diferentes regiões. Nacionalmente, o partido já figura como a terceira maior força política nos municípios, com 797 prefeitos.

Para o presidente estadual da legenda no Paraná, o deputado federal Sandro Alex “este crescimento é reflexo de um trabalho sério, com plataformas partidárias modernas e que estão em sintonia com a nova realidade brasileira. Além disso, sempre há uma decisão criteriosa na escolha de candidatos qualificados”, reforçou o dirigente. Faz parte do atual quadro do partido o deputado estadual Ratinho Junior, um dos nomes fortes cotado para a sucessão ao governo do estado no próximo ano.

Resultado final:

Chico Brasileiro (PSD): 69.469 (56.35%)
Phelipe Mansur (Rede): 38.039 (30.85%)
Tenente Coronel Jahnke (PTN): 8.801 (7,14%)
Osli Machado (PPS): 3.770 (3.06%)
Marcelino de Freitas (PT): 2.106 (1.71%)
Irinei Ribeiro (PV): 1.105 (0.90%)
Votos em branco: 7.029 (5.02%)
Votos nulos: 9.683 (6.92%)
Abstenções: 26.224 (15,78%)
Comparecimentos: 140.002 (84,22%)