Gestão

Colombo: contas aprovadas e prêmio por destaque nacional

O governador Raimundo Colombo (PSD), recebeu duas boas notícias: foi eleito como o político de destaque nacional e teve as contas de 2015 aprovadas no Tribunal de Contas.

03 de jun de 2016

Raimundo Colombo - prêmio - fot Julio Cavalheiro - Secom

O governador Raimundo Colombo: “Temos convivido com muitas dificuldades, mas encontrado muita força na equipe para superação”

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), recebeu duas boas notícias nesta semana: foi eleito em uma pesquisa como o político catarinense de maior destaque nacional e teve as contas de 2015 de seu governo referendadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendou a aprovação pela Assembleia Legislativa catarinense.

Em sessão de quase seis horas de duração, presidida pelo conselheiro Luiz Roberto Herbst, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou na quinta-feira (2), a aprovação das contas de 2015. Nesta sexta-feira, 3, o parecer será encaminhado à Assembleia Legislativa, a quem compete o julgamento político-administrativo.

O secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni, que representou o governador Raimundo Colombo no TCE, disse que não ignora a gravidade da situação, mas pediu: “Vamos olhar para o que virá. Hoje, temos vinculações que totalizam 123% da arrecadação, o que nos obriga a escolher o que não vai ser pago. Essa é a crise. E é muito grave”, disse

O relator Wilson Van-Dall abriu a sessão destacando a atual crise econômica vivida pelos Estados e que agora também é sentida em Santa Catarina. Durante a leitura do parecer de 93 páginas, pontuou os indicadores positivos e o empenho da atual gestão em manter os serviços básicos aos catarinenses, com destaque para a Previdência Social, a Educação, a Saúde e a Segurança Pública. “Esse é o momento de nos darmos as mãos: muitas vezes é fácil estar aqui monitorando, olhando os números, sem pensar em quem está do outro lado do balcão”, disse o relator.

Quanto aos gastos com Educação, o relator reiterou a recomendação de não incluir os inativos no cálculo do percentual mínimo de 25%. Atualmente, quase metade da folha da educação é de aposentados. Desde 2007, o Estado tem trabalhado para reduzir esse percentual. “Estamos diminuindo a cada ano 5% as despesas com inativos para alcance do mínimo de 25%. Até 2015, conseguimos retirar 45% da folha dos inativos do magistério dessas despesas”, defendeu Gavazzoni.

Destaque nacional

Em evento na noite de quinta-feira (2), Colombo recebeu o prêmio Top Of Mind 2016 no segmento político catarinense de destaque nacional. A 22ª edição do evento, realizada pelos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O prêmio reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores e empresários catarinenses nos setores de indústria, comércio e prestação de serviços.

“É uma honra recebermos essa premiação. Quero compartilhá-la com toda a equipe do Governo do Estado e da sociedade, que tem compreendido todo o esforço. Temos convivido com muitas dificuldades, mas encontrado muita força na equipe para superação, e esse reconhecimento, de fato, nos orgulha e motiva para trabalhar mais e ter um resultado melhor a favor das pessoas”, disse Colombo.

Nesta edição, foram entrevistadas mais de mil pessoas nas 25 cidades catarinenses com maior Índice de Potencial de Consumo (IPC). A premiação é dividida em dois grupos. O top população considera indicações espontâneas da comunidade, que escolhe as marcas mais lembradas em âmbito estadual e regional. E o top executivo, que entrevistou 150 lideranças de grandes e médias empresas do comércio, indústria e setor de serviços. Um dos mais antigos prêmios de reconhecimento das marcas em Santa Catarina, o evento é realizado há 22 anos.