Loading

Pesquisar

Gestão

Colombo mostra o que fez para enfrentar a crise econômica

Governador de Santa Catarina apresentou balanço anual na Assembleia Legislativa e mostrou que o Estado vem tendo sucesso ao enfrentar os problemas econômicos

03 de fev de 2017

O governador Raimundo Colombo: “Construímos um importante cenário de harmonia política”

Santa Catarina vem enfrentando a crise econômica com ações firmes para garantir a estabilidade das finanças, mas ainda resta muito trabalho a fazer. Esse foi o recado que o governador Raimundo Colombo (PSD) levou aos deputados estaduais nesta quinta-feira (2), em seu discurso de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa , em Florianópolis.

Os importantes avanços conquistados ao longo de 2016 e os desafios que precisam ser enfrentados neste novo ano foram destacados pelo governador. “Acho que cumprimos nosso dever ao cuidar da macroeconomia, ao fazer reformas fundamentais que garantem para agora e para muitos anos a estabilidade de Santa Catarina, ao nos dedicarmos para que todos tenham oportunidades iguais. Mas ainda há muito a ser feito. Por isso, apesar de todas as dificuldades, não é hora de baixar a cabeça, não temos o direito de desanimar, é preciso continuar lutando, esse é o desafio que temos pela frente”, defendeu Colombo.

O governador aproveitou para agradecer a parceria com o Legislativo. “Construímos um importante cenário de harmonia política, o que não impede que se pense diferente, mas garante que se tenha diálogo. E 2017 será um ano de grande trabalho, que vai exigir muito novamente. Santa Catarina é um estado belo e forte, mas temos um povo que espera muito de nós para enfrentamento ao cenário de crise”, avaliou Colombo.

Entre os movimentos já realizados para garantir a estabilidade econômica de Santa Catarina, o governador destacou a reforma da previdência iniciada já no final de 2015, o protagonismo catarinense na renegociação da dívida dos Estados com a União, e a postura de não aumentar impostos mesmo com queda na arrecadação. “São ações de Estado, não de um Governo apenas, medidas para pensar o futuro de Santa Catarina e que foram construídas com o apoio de todos”, acrescentou Colombo.

Os reflexos na geração de emprego em Santa Catarina são um exemplo de resultados a serem comemorados. Dados do IBGE sobre o mercado de trabalho mostram que Santa Catarina ainda é o Estado com a melhor situação do país. No terceiro trimestre de 2016, a menor taxa da subutilização da força de trabalho foi a de Santa Catarina (9,7%). A média do Brasil ficou em 21,2%.

Os avanços nas exportações foram outro ponto comemorado pelo governador. “Ampliar nossa participação no mercado internacional é fundamental nesse momento de mercado interno desaquecido”, afirmou Colombo. As exportações catarinenses fecharam o ano de 2016 em US$ 7,59 bilhões, segundo dados da Fiesc. Os Estados Unidos, principal destino internacional dos produtos catarinenses, elevaram em 20,2% as compras do Estado, com destaque para o embarque de automóveis produzidos pela BMW em Araquari, a partir de acordo fechado em abril.

Por sua vez, a China, o segundo país que mais importa de Santa Catarina, registrou alta de 13,5% e a Rússia de 17,3%. Com relação aos produtos exportados, além dos automóveis, destacam-se também as exportações de carne suína (alta de 26%), destinadas principalmente à China e ao Chile, e de preparações e conservas de carne (alta de 15,1%), tendo Argentina e ao Japão como principais destinos.

Colombo destacou ainda os bons resultados com a temporada de verão deste ano e a expectativa de uma grande safra no Estado. Para enfrentamento a crise no cenário nacional, voltou a defender o controle dos gastos públicos e reformas urgentes nas áreas previdenciária, trabalhista e política.

Informações Partidárias

Notícias