Loading

Pesquisar

FILIAÇÃO

Com 11 senadores, PSD é a segunda maior bancada do Senado

O senador Vanderlan Cardoso, de Goiás, assinou nesta quarta sua ficha de filiação ao partido. Para Gilberto Kassab, ato dá à bancada dimensão especial, transformando-a num dos polos de poder na Casa

04 de mar de 2020

Gilberto Kassab, o senador Otto Alencar e o coordenador do PSD-GO, Vilmar Rocha, participaram do ato de filiação de Vanderlan Cardoso ao PSD

Com a filiação do senador Vanderlan Cardoso, de Goiás, a bancada do PSD no Senado tornou-se a segunda maior da Casa, com 11 integrantes. O ato de filiação ocorreu nesta quarta-feira (4), no gabinete da liderança do partido, e reuniu toda a bancada do PSD, além dirigentes do partido em Goiás, deputados federais e estaduais. O presidente nacional, Gilberto Kassab, falou de sua alegria em receber o novo filiado, a quem chamou de “grande líder em Goiás, que dá à nossa bancada uma dimensão especial, transformando-a em um dos principais polos de poder na Casa”.

Também recém-chegado ao partido, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) disse que foi e está sendo “muito bem recebido no PSD e tenho certeza que Vanderlan também o será”. Segundo ele, “o nosso PSD está em franco crescimento em todo o Brasil, muito bem comandado pelo presidente Gilberto Kassab, com força e robustez em todos os Estados, e a vinda de Vanderlan vai contribuir para torná-lo muito dinâmico, muito vivo e com força extraordinária em todo o País”.

O presidente do PSD em Goiás, ex-deputado federal Vilmar Rocha, disse que Vanderlan Cardoso terá no PSD “espaço seguro para desenvolver seu projeto político”. De acordo com ele, “Vanderlan é muito bem-vindo no PSD e sua filiação marca um dia muito positivo para o partido”. Também o deputado federal Francisco Junior (PSD-GO) saudou o novo integrante da bancada, destacando sua atuação pessoal na valorização da atividade política.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), líder da bancada do partido no Senado, lembrou que Vanderlan “terá nosso apoio decisivo para tudo o que precisar na Casa” e agradeceu ao presidente do Partido Progressista (PP), Ciro Nogueira, também presente na cerimônia, pelo desprendimento ao liberar a saída de Vanderlan para se filiar ao PSD, “compreendendo sua necessidade de espaço para seu projeto político”.

Vanderlan Cardoso, por sua vez, agradeceu o apoio que teve no PP e a recepção no PSD, onde disse ter amigos de muitos anos e pessoas que admira. “Vamos continuar o trabalho que venho realizando no Senado e vou precisar do apoio de todos os colegas”, concluiu.

História

Casado, pai de dois filhos, empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, importante município da região metropolitana de Goiânia, o senador Vanderlan Cardoso nasceu no ano de 1962 em Iporá, Região Oeste do Estado. Tendo iniciado sua trajetória profissional como feirante e ajudante do pai em um pequeno açougue, transformou-se num grande empresário do setor de alimentos e bebidas, com um grupo de empresas que emprega cerca de quatro mil trabalhadores, entre diretos e indiretos.

Iniciou sua atividade política em 2004, quando aceitou o convite para ser candidato à prefeitura de Senador Canedo. Na ocasião era um empresário desconhecido, sem nenhuma experiência política. Iniciou o trabalho com um plano de governo ousado de curto, médio e longo prazo para a cidade, que na época era considerada uma das mais perigosas de Goiás e sem perspectiva de geração de emprego e renda. Foi eleito com mais 57% dos votos válidos.

Em 2008, se lançou candidato à reeleição. Com a cidade vivendo um crescimento nunca antes visto, com muitas obras de infraestrutura, praças sendo criadas, ruas asfaltadas, muitas empresas contratando, Vanderlan Cardoso foi reeleito com mais de 80% dos votos válidos.

Em 2010, com o sentimento de dever cumprido e a vontade de trabalhar não só por uma cidade, mas por todo Estado, Vanderlan Cardoso deixa a prefeitura para concorrer ao cargo de governador de Goiás. Bastante conhecido nas cidades vizinhas à Senador Canedo, mas pouco conhecido no restante do Estado, e disputando contra as duas maiores referências políticas que Goiás tinha, na ocasião, o ex-prefeito ficou em 3º lugar na disputa. Em 2014 disputou novamente o governo, mais uma vez sem êxito. Em 2016 disputou a prefeitura de Goiânia, capital do Estado de Goiás, ficando em 2º lugar.

No ano de 2018 estava praticamente decidido a não disputar as eleições. Depois de três campanhas pesadas que, como de costume, ele bancou quase 100% com recursos próprios, estava focado em cuidar das suas empresas. Nessa ocasião, seu nome apareceu em destaque na disputa pelo Senado Federal em uma pesquisa realizada no Estado. Na pesquisa seguinte a aceitação pelo seu nome havia crescido ainda mais, mesmo com ele distante das articulações políticas e trabalhando apenas com seus empreendimentos particulares.

Com seu nome sempre citado nas pesquisas de forma espontânea, Vanderlan Cardoso entendeu que a população o estava convocando para mais uma disputa. Decidiu ser candidato no último dia permitido pela Justiça Eleitoral e se lançou à uma vaga ao Senado Federal. Foi eleito o senador mais bem votado do pleito, com 1.729.637 (um milhão, setecentos e vinte e nove mil, seiscentos e trinta e sete) votos.

O senador Vanderlan Cardoso, em seu primeiro mandato, já assumiu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) – biênio 2019/2020, uma das mais importantes Comissões do Senado Federal. Também é titular na Comissão de Infraestrutura (CI) e na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ainda é membro da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Na presidência da CCT, logo nas primeiras semanas, distribuiu cerca de 220 matérias que estavam paradas para serem relatadas pelos senadores, promovendo um verdadeiro mutirão para limpar a pauta da Comissão. Além do mais, promoveu audiências públicas sobre temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico do país nas áreas de energia renovável, ciência e tecnologia, inovação, dentre outros.

No plenário, o senador tem atuação marcante nos debates realizados sobre temas relacionados às reformas tributária, previdenciária e trabalhista. Também apresenta posicionamentos de destaque em assuntos econômicos e relacionado à Saúde Pública, atuando para que o país retome o caminho do desenvolvimento a partir da geração de emprego e renda.

Vanderlan Cardoso participa, também, da discussão e votação de Projetos de Lei e de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC’s) que versem sobre os mais variados temas de interesse do País e de Goiás, com uma atuação forte em favor dos municípios.

Informações Partidárias

Notícias