Loading

Pesquisar

CONGRESSO

Com Carlos Viana, PSD é agora a segunda bancada do Senado

Com a filiação do senador mineiro, o partido tem agora oito representantes na Casa, empatando com o PSDB. Além de Viana, PSD-MG ganhou mais três deputados estaduais

28 de jan de 2019

O senador eleito Carlos Viana registrou sua filiação ao PSD na manhã desta segunda-feira (28), em Belo Horizonte

Edição: Scriptum

Com a filiação do senador eleito Carlos Viana, registrada na manhã desta segunda-feira (28) em Belo Horizonte (MG), o PSD se consolidou como a segunda maior bancada do Senado Federal, passando de sete para oito representantes naquela Casa. A bancada estadual do partido em Minas também ganhou os deputados estaduais Rafael Martins, Osvaldo Lopes e Zé Reis, todos eleitos para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com o presidente do PSD mineiro, deputado federal Diego Andrade, o partido “tem crescido muito em números, mas principalmente em qualidade. Nós já vínhamos trabalhando e fazendo o que estava ao nosso alcance em prol de Minas, agora com esse reforço, certamente, nos tornaremos um dos principais partidos de Minas Gerais”.

Andrade lembrou ainda que, para as próximas eleições, o partido está trabalhando “para ter representantes no Executivo das principais cidades do Estado e, quem sabe, no Governo do Estado”.

Ele destacou ainda o momento difícil vivido por Minas Gerais. “Vivemos, hoje, um momento triste com essa tragédia em Brumadinho, vamos nos unir, Minas e os mineiros merecem ser tratados com mais respeito. É triste pelo acidente ocorrido, mas uma oportunidade para fazermos o que é necessário para mudar essa realidade”, afirmou o presidente do PSD Minas.

Também estiveram presentes no ato de filiação os deputados Duarte Bechir; Raquel Muniz; o suplente de senador Alexandre Silveira; o suplente de deputado José Humberto; os prefeitos de Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Bueno Brandão, Carmópolis de Minas, Almenara, Pratinha, Morada Nova, Resende Costa, Pará de Minas, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças.

Por sua vez, o novo senador do PSD, Carlos Viana, falou sobre suas perspectivas na nova sigla. “Agradeço a cada um dos amigos pessedistas pela acolhida. Me integro ao PSD com a expectativa e vontade de somar, de ajudar. Política se faz conhecendo e ouvindo as pessoas, conheço municípios de todas as regiões do Estado, ainda não todos, mas tenho o propósito de conhecer as 853 cidades”, afirmou.

Lideranças do PSD de Minas receberam o senador Carlos Viana no Senado

Viana lembrou que “vivemos um momento onde precisaremos e teremos a responsabilidade muito grande de reconstruir a política do nosso Estado. Tenho certeza que o PSD cumprirá esse papel. Deixo o jornalismo após 23 anos para aprender a fazer a boa política. Da mesma forma que eu fui um dos jornalistas mais ouvidos e assistidos de Minas, eu quero ser um senador, um representante de Minas e dos mineiros, que mais vai ouvir e ser presente em nosso Estado”, disse.

O jornalista Carlos Alberto Dias Viana, mais conhecido como Carlos Viana, é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da UFMG. Iniciou sua carreira profissional aos 24 anos, quando foi escolhido como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha em Minas Gerais. É professor universitário e atua há 23 anos em televisão, rádios, jornais e revistas. Assume seu primeiro cargo eletivo no Senado este ano.

O deputado estadual Cássio Soares, um dos novos integrantes da bancada pessedista, afirmou que, com a filiação dos novos três novos deputados, o PSD não ganha apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade. “Estamos muito satisfeitos com a vinda dos parlamentares. Todos eles já são experimentados, Zé Reis é representante do Norte de Minas, foi prefeito por dois mandatos, tem uma atuação muito ativa lá na região da Sudene. Rafael Martins é jornalista, atuou como vereador em Belo Horizonte, atuação muito ativa aqui. Osvaldo Lopes também atuou como vereador, em Belo Horizonte, e tem como principais causas a proteção e defesa dos animais e o meio ambiente”, contou.

Segundo Cássio Soares, os novos filiados têm muito a contribuir na Assembleia Legislativa. “Esse, com certeza será um dos mandatos mais desafiadores na solução dos problemas que nosso Estado enfrenta. Os três novos deputados somados comigo e os deputados Duarte Bechir, Leandro Genaro e Doutor Wilson Batista seremos a segunda maior bancada na casa com sete representantes. Muito nos honra também a filiação do senador Carlos Viana, nossa liderança maior do PSD em Minas. Tenho certeza que irá brilhar no Senado levando adiante as necessidades dos mineiros que vem se arrastando ao longo de anos e anos, a exemplo da BR-381, anel rodoviário, o metrô, dentre tantos outros”, concluiu.

Cláusula de barreira

De acordo com o advogado do PSD Minas, Guilherme Fábregas, a legislação eleitoral atual permite que eleitos em agremiações que não alcançaram a cláusula de barreira possam migrar para outros partidos, conforme artigo 17, § 5º da Constituição Federal. “No parágrafo 5º o eleito por partido que não preencher os requisitos previstos no parágrafo 3º deste artigo é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão”.

Informações Partidárias

Notícias