
O presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, comemora a vitória do prefeito eleito, Fernando Carneiro
Edição: Scriptum
Vinte municípios brasileiros tiveram neste domingo (3) eleições suplementares para prefeito. Em dois deles, foram eleitos candidatos do PSD. Em Umari, município de 7.200 habitantes na região Centro-Sul do Ceará, a população escolheu a empresária Neide Pinheiro Moura, que teve 56,9% dos votos. Em Niquelândia, cidade do Norte goiano, com 46 mil habitantes, o candidato pessedista Fernando Carneiro recebeu mais de 70% dos votos.
O presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, que nasceu em Niquelândia, comemorou a vitória do médico Fernando Carneiro. “A cidade vem enfrentando grandes problemas atualmente e agora acredito que haverá uma estabilidade política e um prefeito que poderá enfrentar esses problemas”, afirmou Vilmar Rocha. “Vou agora apoiar fortemente a nova administração municipal para que Niquelândia possa se reestabelecer o mais rápido possível”, adiantou.
Estreante na política, Fernando foi eleito com 12.598 votos, 71,3% dos votos válidos. Trata-se da maior votação em números absolutos de um candidato à prefeitura de Niquelândia.
Em Umari, a vitória da candidata do PSD foi comemorada na cidade e na zona rural com carreata, buzinaço e queima de fogos de artifício. Neide Moura e o vice-prefeito, Alex Ferreira, foram eleitos para o mandato tampão até 31 de dezembro de 2020. O prefeito eleito em outubro de 2016, Alexandre Barros Neto, e a vice-prefeita, Laura Lustosa Ribeiro, foram cassados por decisão do pleno do TRE e do TSE por ‘compra de votos’.
Neide Moura disse que vai priorizar ações nos setores de Educação e Saúde. “Vamos melhorar o atendimento, reformar o Hospital Municipal, colocar o salário dos servidores em dia, e também solicitar ao governo do Estado a construção da rodovia interligando Umari à cidade de Baixio que é de terra, um trecho de apenas 10 quilômetros”.
Neide Moura já foi prefeita de Umari. Em 2016, tentou a reeleição, mas perdeu por quatro votos. Ela obteve 2.521 votos e o então candidato da oposição, Alexandre, 2.525.
Em Niquelândia, o candidato do PSD, Fernando Carneiro, foi eleito em pleito convocado após a chapa do então administrador do município, Valdeto Ferreira (PSB), ser cassada, em fevereiro deste ano, por acusação de enriquecimento ilícito em uma gestão anterior. Fundada em 1735, Niquelândia tem a mineração como principal fonte de renda e empregos.