Presidido pelo vice-governador Carlos Fávaro, o PSD do Mato Grosso já é o maior partido do Estado. Além de ter em seus quadros 268 vereadores, 42 prefeitos e três deputados estaduais, a sigla recebe nesta sexta-feira (11), durante seu encontro estadual, em Cuiabá, a filiação de novos e importantes integrantes.
Na presença de algumas de suas principais lideranças, a exemplo do presidente nacional licenciado do partido, ministro das Cidades Gilberto Kassab, o PSD do Mato Grosso receberá a adesão de dezenas de vereadores, cinco novos prefeitos, mais três deputados estaduais e ainda dois suplentes de deputados federais. Com isso, o partido se torna também a legenda com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado, com seis deputados.
O líder do PSD na Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Fabris, um dos responsáveis pelo processo de fundação do partido no Estado, comemora as novas filiações da sigla, com a chegada de deputados suficientes para garantir a maior bancada no parlamento estadual e ainda atrair o interesse de outras importantes lideranças. Segundo ele, o encontro desta sexta-feira “é uma oportunidade para prestigiarmos nossos companheiros e os novos filiados, num encontro onde todos possam ouvir as propostas do partido e, juntos, construirmos um Mato Grosso ainda mais forte”.
Assim, o PSD, partido que conquistou mais prefeituras no Mato Grosso nas eleições de 2012, deve ter o maior número de candidaturas próprias nas eleições deste ano. Nos últimos quatro anos, o partido registrou crescimento de aproximadamente 57% em número de filiados, conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na Assembleia mato-grossense, juntam-se a Pedro Satélite, José Domingos Fraga e Meraldo Sá, os recém-filiados Leonardo Albuquerque, Ondanir Bortolini (Nininho) e Wagner Ramos. Na Câmara Federal, onde já conta com 34 deputados federais em exercício e mais oito licenciados, o PSD passa a contar com um representante mato-grossense, com a filiação do deputado José Augusto Curvo (Tampinha) e do suplente Ederson Dalmolin (Xuxu Dalmolin).
Presidente da Executiva Estadual do PSD, o vice-governador Carlos Fávaro ressalta que, junto a base do governador Pedro Taques, o partido vivencia um novo momento e caminha para ser o maior em número de candidaturas próprias neste pleito, com candidatos majoritários em mais de 80 municípios.
No Poder Executivo, onde também já se destaca com nomes como o do presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), o prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga, partido ainda passa contar com o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota.
Com os cinco prefeitos e uma vice-prefeita que aderem ao partido no ato desta sexta-feira, totalizando 46 prefeitos e 20 vice-prefeitos na sigla, Fávaro ressalta o posicionamento da sigla como a mais representativa nos municípios de Mato Grosso. “Nosso maior compromisso é com o projeto de transformação dos municípios”, destacou o vice-governador, lembrando a prioridade do partido pela qualidade de suas lideranças e não apenas por quantidade. Em Cuiabá, o líder do prefeito Mauro Mendes (PSB) na Câmara de Cuiabá, vereador Domingos Sávio, também passa a integrar o PSD.
Desta forma, o PSD atinge a marca de representatividade municipal com quadros atuantes em todas as esferas do Poder Público agindo em prol de um projeto único.