Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Cotia (SP) amplia oferta de exames preventivos para mulheres

Governo do prefeito Rogério Franco (PSD) facilita o acesso das moradoras da cidade à mamografia e ao exame de papanicolau. Horário de funcionamento das unidades de saúde também foi estendido

11 de out de 2023

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

Em função da campanha nacional Outubro Rosa, o governo do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), ampliou a oferta no município da Grande São Paulo de exames preventivos como mamografia, que detecta o câncer de mama, e papanicolau, que identifica doenças como o câncer de colo de útero. Até o fim deste mês, mulheres entre 40 e 69 anos de idade podem ir à unidade básica de saúde mais próxima de suas residências para agendar a mamografia sem pedido médico. Além disso, o horário de funcionamento em diversas unidades será estendido. Mais informações podem ser conferidas aqui.

O Ministério da Saúde preconiza que o papanicolau seja realizado, prioritariamente, em mulheres entre 25 e 69 anos de idade. Em Cotia, o exame pode ser feito por moradoras de qualquer faixa etária, sem pedido médico ou agendamento. Para realizar a coleta do exame, a mulher deve estar há pelo menos dois dias sem relação sexual, não fazer duchas e não usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais nas 48 horas anteriores ao procedimento. “O Outubro Rosa é uma das campanhas de saúde mais conhecidas no mundo. É o momento em que nós reforçamos os trabalhos que já são realizados o ano todo em busca do diagnóstico precoce. Quanto antes for identificado o câncer, maior a chance de cura”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Magno Sauter.

Informações Partidárias

Notícias