Loading

Pesquisar

Municípios

Cotia (SP) reforça políticas públicas para autistas

Carteiras de identificação entregues pelo governo do prefeito Rogério Franco (PSD) garantem benefícios como a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados

20 de out de 2023

Identificação garante o direito à prioridade e preferência no atendimento público e privado

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

Em Cotia, município de 273 mil habitantes da Grande São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) entregou mais 55 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Com mais essa entrega, a cidade chegou à marca de 752 pessoas cadastradas. “A CIPTEA garante o direito à prioridade e preferência no atendimento público e privado, evita constrangimentos e auxilia na promoção da qualidade de vida da pessoa autista em diversos aspectos que poderiam causar desconforto e até uma crise, por exemplo. Quem tiver o diagnóstico deve procurar o Fundo Social e garantir este direito”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Franco.

A prefeitura também distribuiu cordões com o desenho de quebra-cabeça – símbolo que representa o espectro -, placas com a inscrição “Lar de Autista” e os adesivos com a frase “Autista A Bordo”. Os cordões são muito utilizados para facilitar a comunicação e assistência em escolas, hospitais e aeroportos, por exemplo.

Em novembro de 2022, a administração municipal promoveu a campanha Ser autista é ser igual, de um jeito diferente, que contou com o apoio de proprietários de padarias da cidade. Além de materiais informativos em painéis, jornais e nas redes sociais, a campanha incluiu a distribuição de 20 mil pacotes de pães com informações sobre o autismo.

Informações Partidárias

Notícias