Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba se torna mais amigável aos negócios

Prefeito Eduardo Pimentel (PSD) anuncia mais um passo para estimular empreendimentos na cidade

09 de fev de 2026

Entre os novos setores contemplados estão transportes, serviços postais, instituições financeiras, construção civil e educação

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Na manhã de segunda-feira (9), Curitiba avançou mais um passo no sentido de simplificar o processo burocrático para criação de empresas e, assim, estimular empreendedores a investir na cidade, gerando desenvolvimento econômico e social. Entrou em vigor o programa Facilita Mais, que vai agilizar ainda mais a abertura de empresas na capital, ao praticamente dobrar o número de categorias empresariais dispensadas de alvarás e licenças para operar, de 606 para 1.200. A medida, prevista no Decreto 2.350, de 11 de novembro de 2025, coloca Curitiba como a capital mais amigável aos negócios no Brasil.

O prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD), destacou a importância da medida. “Curitiba está mostrando ao Brasil que é possível simplificar, inovar e gerar oportunidades para quem quer empreender. O Facilita Mais Curitiba é um incentivo ao desenvolvimento e à geração de empregos. Já somos a capital mais rápida na abertura de empresas e com esse decreto vamos avançar, atraindo mais investimentos para nossa capital”, disse Pimentel.

Entre os novos setores contemplados estão transportes, serviços postais, instituições financeiras, construção civil e educação. O decreto também traz avanços para empresas classificadas como de médio risco, permitindo a emissão automática do alvará logo após a criação do CNPJ, sem exigências prévias.

Ranking

Com a ampliação, Curitiba assume o primeiro lugar do país no Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. No último levantamento, referente ao quarto trimestre de 2025, a capital paranaense ocupava a sétima posição entre as capitais brasileiras. Agora, não apenas supera as demais capitais, como também ultrapassa Pinhalzinho (SC) – que estava no topo do ranking nacional, com 1.129 atividades de baixo risco. Curitiba também supera o Estado do Paraná, Evelize Tarasiuk, gerente de cadastro da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento, ressalta que Curitiba vem, há alguns anos, avançando na desburocratização, mas o novo decreto promove um salto nessa estratégia. A previsão é elevar o percentual das solicitações de baixo risco de 45% para 75% do total de pedidos de aberturas, o que equivale a 52.227 requerimentos em 2026.

Além disso, ela cita outras ações que têm contribuído para facilitar a abertura de negócios, como a adesão à Redesim; revisão de legislações; processamento eletrônico de dados; integração entre os órgãos responsáveis e implantação da classificação de risco. “Todas essas ações garantem aos empreendedores do município o início das atividades de forma rápida e descomplicada, contribuindo para o sucesso dos seus negócios e o desenvolvimento econômico da cidade”, disse.

Atualmente, Curitiba é a capital mais rápida para abertura de negócios do País, segundo levantamento do Mapa das Empresas, do governo federal. O último levantamento, referente ao segundo quadrimestre, mostra que o tempo médio para se abrir uma empresa na cidade é de apenas duas horas, 90% mais rápido que a média brasileira, de 21 horas. A capital paranaense lidera o ranking com Aracaju (SE), que também registra tempo de duas horas. Em seguida vêm Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Florianópolis (SC), com três horas.

Isso também tem contribuído para o crescimento da abertura de empresas na capital. Curitiba registrou um aumento de 13% na abertura de novas empresas em 2025, na comparação com o ano de 2024. Foram 79.677 novos negócios formalizados no ano passado, frente a 70.775 em 2024, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Informações Partidárias

Notícias