Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba sobe no ranking nacional de alfabetização

Levantamento do Ministério da Educação aponta que o percentual subiu de 65% para 74,03% na capital do Paraná

01 de abr de 2026 · alfabetização, Curitiba, Eduardo Pimentel

Curitiba está em quarto lugar no ranking nacional de alfabetização entre as redes municipais de ensino das capitais

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), comemorou na terça-feira (31) o resultado de levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, apontando que a capital do Paraná está em quarto lugar no ranking nacional de alfabetização entre as redes municipais de ensino das capitais, tendo alcançado 74,03% no percentual de estudantes alfabetizados. O índice mede o nível de alfabetização das crianças na idade certa. O País superou a meta de alfabetização na idade certa estabelecida para 2025, com 66% de crianças alfabetizadas,

“Educação é prioridade na minha gestão e trabalhamos para garantir a qualidade do ensino público. Estamos ampliando o volume de contratações de novos servidores para a área e investindo pesado em infraestrutura”, disse o prefeito.

O levantamento aponta que o percentual curitibano subiu de 65% para 74,03% de 2024 para 2025, um avanço de oito pontos percentuais. Com o resultado, pela primeira vez Curitiba bateu a meta, que para 2025 era 73,41%. A cidade obteve o melhor resultado entre as capitais da Região Sul. Florianópolis (SC) alcançou 62,6% e Porto Alegre (RS), 26,4%. Encabeçam o ranking Teresina (PI), Goiânia (GO) e Vitória (ES), seguidas pela capital do Paraná.

Distorção idade-série

Outro dado do Inep que coloca Curitiba em destaque é a distorção idade-série. A capital do Paraná figura no topo do ranking nacional com menor taxa de distorção idade-série na rede municipal pública de ensino.

Conforme o último levantamento, divulgado no início deste mês, Curitiba registrou percentual de 2,4%, à frente da segunda colocada, Cuiabá (MT), com 3%. São Paulo está em terceiro, com 3,5%.

A taxa é o indicador do governo federal que permite acompanhar o percentual de estudantes com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O índice é produzido a partir dos dados do censo escolar.

Curitiba é destaque também na comparação em relação ao Estado do Paraná e ao Brasil. A média do Paraná foi de 6% e, no Brasil, 11,4%.

Segundo o secretário municipal da Educação, Paulo Schmidt, um dos pilares da gestão é trabalhar pela melhoria dos índices educacionais, e a distorção idade-série tem destaque entre os indicadores. “Não é apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que é importante. O Ideb é o principal indicador nacional, mas dados como a distorção idade-série nos ajudam a balizar as políticas públicas na área da educação e buscar sempre a qualidade do ensino”, disse Paulo Schmidt.

“Essa taxa resulta basicamente de reprovações sucessivas ou abandono dos bancos escolares, o que gera defasagem no fluxo de aprendizagem. Portanto, um índice de distorção baixo deve ser comemorado”, completou o secretário.

Investimentos

Paulo Schmidt destacou, além da infraestrutura, a qualidade da alimentação escolar fornecida na rede municipal de ensino e uma rede de apoio estruturada, que têm impacto direto no atendimento às crianças e às famílias.

Curitiba também é a capital brasileira com a maior proporção de crianças da pré-escola (4 e 5 anos de idade) matriculadas em tempo integral na rede municipal de ensino, segundo o Censo Escolar 2025 do Ministério da Educação.

Nas unidades de ensino da Prefeitura de Curitiba, quase 7 em cada 10 matrículas da pré-escola já são em jornada ampliada: 68,7%. Em números absolutos, são 17.189 crianças em tempo integral de um total de 25.012 matrículas de pré-escola na rede municipal.

Informações Partidárias

Notícias