
O prefeito Eduardo Pimentel: “Vamos fazer um trabalho permanente de limpeza na cidade, com o reforço de mais uma equipe de limpeza em todas as regionais”
Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lançou a campanha dos mutirões da dengue, na quinta-feira (15), liderando as equipes da prefeitura no primeiro mutirão do ano, no bairro Sítio Cercado, onde convidou a população a trabalhar em conjunto com as equipes municipais. Ele disse que a Prefeitura vai ampliar os mutirões da dengue em 2026, realizando dois por semana nos bairros da capital, com projeção de realizar mais de 100 de janeiro a dezembro.
“Essa batalha contra o mosquito da dengue nós só vamos vencer se lutarmos em conjunto. A prefeitura lidera, orienta, mas a população precisa vir com força para nos ajudar na limpeza das suas casas, dos seus terrenos. E nós estamos repetindo uma ação que deu certo no ano passado, quando reduzimos o número de casos em mais de 90%, comparado a 2024”, disse o prefeito na abertura da campanha.
“Este é o primeiro do ano, com toda a prefeitura reunida. Vamos fazer um trabalho permanente de limpeza na cidade, com o reforço de mais uma equipe de limpeza em todas as regionais”, informou.
Eduardo Pimentel também reforçou a importância de que as pessoas mantenham terrenos e imóveis vazios limpos e sem acumular material que possa se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Cabe ao Urbanismo a fiscalização desses imóveis e, caso o proprietário não cumpra seu dever de manter limpos, a prefeitura fará a limpeza e vai enviar a conta ao proprietário.
“Não é justo numa quadra, por exemplo, onde todo mundo se cuida, ter um criatório através de um terreno baldio. Se acontecer isso na sua rua, no seu bairro, denuncie pelo 156, através da Guarda Municipal, ou administração regional perto da sua casa para que a prefeitura faça essa atuação que é necessária. E quando você receber na porta da sua casa um profissional da Prefeitura de Curitiba, bem identificado, receba, abra as portas para que ele te oriente”, reforçou o prefeito.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a população tem que ser a maior aliada da prefeitura no combate à dengue. “Independentemente do número de casos e do percentual de focos do mosquito neste momento, não podemos baixar a guarda. Porque os ovos do Aedes podem permanecer por até 450 dias vivos, quietinhos, no meu quintal, no meu vasinho, esperando que a água e o calor cheguem para ele se desenvolver. O mosquito está no meu quintal. Eu sou cidadã, preciso olhar para o meu quintal”, explicou a secretária.
O prefeito Eduardo Pimentel também reforçou a orientação para que as pessoas usem o repelente para se proteger e anunciou que o produto está sendo vendido no Armazém da Família a R$ 6,99, bem abaixo do preço de mercado.