Loading

Pesquisar

Deputados do PSD apoiam Vara Criminal em Cascavel

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentou projeto de lei ao Congresso Nacional para a criação da 4ª Vara federal em Cascavel (PR), de competência exclusivamente criminal. De acordo com o deputado Eduardo Sciarra, do PSD, a vara especializada vai reforçar a segurança da região e agilizar o julgamento de processos de crimes de fronteira. […]

30 de dez de 2014

Sciarra: todo apoio ao projeto da Vara Criminal de Cascavel

Sciarra: todo apoio ao projeto da Vara Criminal de Cascavel

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentou projeto de lei ao Congresso Nacional para a criação da 4ª Vara federal em Cascavel (PR), de competência exclusivamente criminal. De acordo com o deputado Eduardo Sciarra, do PSD, a vara especializada vai reforçar a segurança da região e agilizar o julgamento de processos de crimes de fronteira.

“Enquanto cidades de mesmo porte ou menores possuem seis ou oito varas, Cascavel possui apenas três. Como nenhuma delas é exclusivamente criminal, acabam recebendo um volume muito grande de trabalho. A instalação vai permitir maior agilidade da justiça”, afirmou o parlamentar.

Além do apoio de Sciarra, o projeto contará com o trabalho do deputado eleito Evandro Roman, também do PSD, que já se comprometeu a dar continuidade no processo, dentro da Câmara dos Deputados, para garantir sua aprovação.

“Cascavel é uma região de fronteira e nos últimos anos têm visto um aumento no crime organizado. Para combater esse cenário, precisamos resolver os gargalos apresentados pela justiça da região. Por isso, vamos manter o diálogo com os  juízes, associações e sociedade civil, para garantir a aprovação desta proposta”, declarou Roman.

De acordo com Conselho da Justiça Federal (CJF), a Subseção Judiciária de Cascavel registrou, de 2011 até 2013, uma demanda média 85% superior à do Rio Grande do Sul e 124% superior à de Santa Catarina. De 2003 a 2012, houve um aumento de 100% no número de processos da região.

Segundo o juiz federal Leonardo Cacau Santos La Bradbury, Cascavel vem sendo porta de entrada para o tráfico e contrabando de armas e drogas. “Além de não termos uma vara voltada a processos dessa natureza, a última foi criada há mais de dez anos. Não responde mais à realidade do volume de trabalho”. Para o juiz, a criação vai ser sinônimo de combate à criminalidade e impunidade, “será um marco para Cascavel e região”.

Informações Partidárias

Notícias