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Eleições 2012: seminário em São Paulo prepara pré-candidatos a vereador

Especialistas em comunicação, legislação eleitoral, marketing político e ciências sociais falaram sobre questões relacionadas à campanha deste ano.

14 de maio de 2012 · afif, Bovério, candidatos, eleições, Kobayashi, legislação, PSD, Rondino

Encontro reuniu cerca de 60 pré-candidatos no Centro de São Paulo

O PSD já deu início à preparação de seus pré-candidatos para as eleições deste ano. Nos dias 11 e 12 de maio, eventos em três cidades reuniram dezenas de filiados do partido em seminários sobre o tema. Veja como foram os eventos em São Paulo (abaixo), em Curitiba e em Londrina, no norte do Estado.

Os pré-candidatos a vereador pelo PSD em São Paulo assistiram no sábado, 12, ao seminário “PSD – Eleições 2012”, no qual especialistas em comunicação, legislação eleitoral, marketing político e ciências sociais falaram sobre questões relacionadas à campanha deste ano.  O evento, que teve a participação de mais de 60 pré-candidatos, de todas as regiões da cidade, contou também com a presença do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, presidente do Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política.

Em São Paulo, Afif falou sobre a importância do trabalho realizado pelos candidatos, ao levar aos eleitores, no contato direto, as propostas do partido. “Tenho imenso respeito por esse trabalho e certamente, após a eleição, seremos todos vitoriosos”, afirmou o vice-governador, pedindo a todos esforços no sentido de que o partido faça “uma campanha para cima e para o conjunto”.

O primeiro palestrante do dia foi o cientista político Rubens Figueiredo, que falou sobre “O novo eleitor”. Segundo ele, a sociedade vem evoluindo rapidamente nos últimos anos e o eleitor, hoje em dia, está mais ético e exigente, com mais auto-estima. Ele citou também uma pesquisa realizada pelo Espaço Democrático, na qual ficou claro que o brasileiro vem se tornando cada vez mais empreendedor. Essas características, aliadas às novas mídias (internet, redes sociais), criaram uma nova realidade, com a qual os candidatos a cargos eletivos este ano têm de saber lidar, explicou.

Comunicação e legislação

O jornalista Sérgio Rondino, na segunda palestra do dia, destacou a necessidade de os candidatos buscarem constantemente informações sobre as demandas dos eleitores em suas regiões, informando-se também sobre o que foi realizado pelas gestões anteriores na sua área de atuação. “É essencial estar bem informado sobre o que foi realizado e o que ainda falta fazer, só assim é possível conquistar a confiança do eleitor, mostrando ter real interesse pela sua qualidade de vida”, afirmou Rondino.

O advogado Thiago Fernandes Bovério, do departamento jurídico do PSD, fez uma rápida exposição sobre a legislação eleitoral, explicando alterações recentes que tornaram mais rigorosas as punições para eventuais irregularidades. Ele explicou que as informações relevantes sobre o assunto podem ser consultadas no Manual do Candidato que o PSD acaba de concluir e está distribuindo a filiados de todo o País e, nos próximos dias, estará disponível também no site www.psd.org.br.

O advogado, entretanto, fez questão de ressaltar a importância de uma correta prestação de contas nas eleições deste ano, pois, caso esse trabalho não seja realizado com rigor, o candidato pode se tornar inelegível. “Vamos fazer do PSD o partido mais organizado dessa eleição”, pediu.

Já o jornalista e especialistaem marketing eleitoral Sérgio Kobayashi deu um conselho direto aos participantes do evento: “Jamais adotem o discurso do já ganhou”. Segundo ele, muitas candidaturas promissoras cometeram esse erro fatal e fracassaram. “Quem diz ‘já ganhei’ desmobiliza seus eleitores. É melhor adotar o ‘vou ganhar’, que inclusive é muito mais simpático”, explicou.

Kobayashi, assim como Rubens Figueiredo já havia feito, chamou a atenção dos participantes para as mudanças observadas nos últimos anos no comportamento dos eleitores. “A sociedade está mais organizada e exigente, e vem cobrando cada vez mais dos candidatos e dos eleitos”, disse, lembrando a mobilização que levou à aprovação da Lei da Ficha Limpa e da crescente efervescência das redes sociais.

Foco no conteúdo

Ele também enfatizou que o trabalho de comunicação é essencial para as campanhas, mas advertiu: “a equipe de comunicação não é apenas para garantir espaço nos jornais, aliás, isso é muito difícil ou até praticamente impossível se o candidato não é um nome conhecido”. Para Kobayashi, o foco da equipe de comunicação deve ser a produção de conteúdo, de informações sobre o candidato e sobre suas propostas, e a sua distribuição pelos diversos meios à disposição – internet, santinhos, folhetos etc. – de modo a atingir o maior número possível de eleitores.

As ferramentas virtuais para chegar até o eleitor foram o foco da palestra do especialistaem internet Moriael Paiva. Elefalou sobre os instrumentos que o PSD está colocando à disposição de seus militantesem todo o Brasil, lembrando que a Rede 55, por exemplo, é um canal de relacionamento exclusivo para quem se cadastra e permite a interação de pessoas de toda a região, defendendo ideias e esclarecendo dúvidas. “A Rede 55 é uma ferramenta de apoio muito importante e traz informações muito úteis, tanto sobre legislação quanto sobre comunicação”, avisou.

Ele encerrou sua palestra destacando cinco itens muito importantes para quem quer se comunicar pelas redes sociais da internet:

1)      Determine seu objetivo.

2)      Internet é para relacionamento, não para propaganda.

3)      Respeite a lei eleitoral e não deixe que seus adversários a desrespeitem. A rede mundial de computadores não é um território sem lei, denuncie os abusos.

4)      Tenha um bom time para cuidar dessa área.

5)      Conteúdo é o mais importante.

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