ESTADOS

Em Canoas (RS), PSD festeja chegada de novo filiado

Secretário estadual de Apoio à Gestão, Agostinho Meirelles, assinou ficha de filiação em evento que reuniu 500 pessoas. Para lideranças, ato marca uma nova fase na história do partido no Rio do Grande do Sul

25 de fev de 2022

Agostinho Meirelles assina a sua ficha de filiação: trabalho é fazer com que o PSD tenha a melhor e maior nominata de candidatos

Redação Scriptum com site do PSD-RS

Mais de 500 pessoas participaram esta semana do evento realizado pelo PSD em Canoas (RS) para receber a filiação ao partido do secretário de Apoio à Gestão Administrativa e Política do Governo do Rio Grande do Sul, Agostinho Meirelles. O novo integrante da legenda foi recebido pela presidente do PSD-RS, Letícia Boll, e pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD). A cidade integra a região metropolitana de Porto Alegre e tem 350 mil habitantes.

Em seu pronunciamento, a presidente Letícia Boll destacou que o PSD gaúcho trabalha em um projeto de futuro que possa, efetivamente, transformar o Estado e o país. “Nossa pretensão é, sim, uma candidatura à Presidência da República. Queremos eleger uma bancada federal e estadual qualificada e um candidato à Presidência que possa fazer as transformações que o Brasil precisa”, declarou.

O prefeito Jairo Jorge reforçou que Meirelles “é uma grande liderança política, que qualquer partido teria orgulho de ter em seus quadros. Tenho certeza que ele irá contribuir muito nos desafios que teremos pela frente”. Jairo também destacou o perfil do novo filiado como “um gestor e um articulador político com grande capacidade” e defendeu a necessidade de uma terceira via em nível nacional nas eleições deste ano.

A filiação de Meirelles foi saudada também pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; e pelo ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, por meio de vídeos no evento.

O crescimento do PSD no Estado foi ressaltado pelas lideranças que discursaram, entre elas o deputado estadual do partido, Gaúcho da Geral. Participaram do evento o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini; o secretário estadual da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild; e deputados, prefeitos, vereadores, lideranças do PSD e presidentes dos partidos Avante, Podemos, Cidadania e PTB.

Agostinho Meirelles é conhecido como um dos principais articuladores políticos do governador Eduardo Leite. Ao agradecer a acolhida no novo partido, ele elogiou a mobilização do PSD e o foco nas Eleições 2022, em busca do protagonismo em nível estadual e nacional. “Política é realmente para quem tem palavra e espírito público”, ponderou. O trabalho a partir de agora, segundo ele, estará voltado a fazer com que o PSD tenha a melhor e maior nominata de candidatos e apresente um projeto de mudança para o país, a exemplo do que foi realizado pelo governador Eduardo Leite no Rio Grande do Sul.

Além de Meirelles, o PSD deu as boas-vindas a mais de 50 novos filiados na noite de quarta-feira (23). Ingressaram no partido Simone Costa Romanelli da Cunha, candidata a prefeita de Rio Grande em 2020, e Paulo Bogado, secretário adjunto do Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas, entre outras lideranças.

Sobre Meirelles

Natural de Pelotas, iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017.

Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial.

No início de 2019, assumiu como subchefe Parlamentar na Casa Civil do governo do Estado. Em abril do mesmo ano, foi empossado secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Deixou a pasta em março de 2021 para estar à frente da Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política.