ESTADOS

Em Sergipe, Vila do Natal Iluminado atrai turistas

Evento da gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD), espaço na Orla da Atalaia, em Aracaju, tem atraído muitos visitantes e gerado bons negócios para comércio, restaurantes e hotéis

18 de dez de 2023

Evento continuará até o dia 2 de janeiro de 2024.

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Desenvolvido pela gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD), em parceria com o setor comercial, para incrementar as comemorações natalinas e gerar novas oportunidades de negócios em Sergipe, a Vila do Natal Iluminado é o mais novo produto turístico de Aracaju. O evento, que chegou para integrar o Calendário de Eventos de Sergipe, disponibilizado pelo Governo do Estado, teve início no dia 2 de dezembro deste ano, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e continuará até o dia 2 de janeiro de 2024.

Além de encantar visitantes e turistas, a Vila do Natal Iluminado está movimentando economicamente o setor turístico. Nos primeiros 15 dias desde que foi lançado, aliás, impactou de maneira positiva os mais diversos segmentos, como as redes hoteleira e de bares e restaurantes, entre outros.

Realizado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e apoio da Energisa, a Vila do Natal Iluminado tem um ambiente temático e conta com uma árvore de Natal de LED, um presépio, igreja cenográfica, trenzinho, carrossel, roda-gigante, pista de patinação no gelo e espaço instagramável. O evento conta também com palco, onde acontecem apresentações de vários artistas, orquestras e grupos culturais sergipanos.

A Vila do Natal Iluminado agradou a população e visitantes da capital e muitas pessoas têm lotado a Praça de Eventos da Orla, onde a estrutura com diversas atrações garante entretenimento e diversão para crianças e adultos. O cenário com iluminação em LED, por sua vez, surpreende ainda mais ao apresentar toda a beleza natalina em um dos mais significativos símbolos do verão em Sergipe.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca a questão econômica que envolve o evento realizado na alta temporada. “Quem vem de fora está lotando nossos hotéis. Já os ambulantes podem comemorar mais vendas de variados produtos, como brinquedos para a criançada. E há, ainda, o setor de transportes de passageiros, com aumento no número de corridas de táxis e de veículos por aplicativos, e também do setor de combustíveis. Além disso, todos podem, por exemplo, consumir vários tipos de alimentos nos bares montados na praça de eventos. Tudo isso é geração de empregos e renda durante a alta estação, estimulando nossa economia”, afirma.

Praça de alimentação

Além de mostrar toda a magia do Natal e disponibilizar ao público diversão e entretenimento, a Vila oferece, também, experiências gastronômicas em uma ampla área de alimentação.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, comenta que já é notório o movimento na Orla da Atalaia, mas destaca a estrutura especialmente montada na Praça de Eventos para levar comodidade aos visitantes quando o assunto é alimentação. “A Vila do Natal Iluminado tem algumas barraquinhas com lanches e comidas típicas que encantam os turistas. Além disso, há, também, quatro grandes restaurantes com áreas confortáveis, com mesas e cadeiras”, descreve.

Bruno Dórea lembra que o setor de bares e restaurantes é muito amplo e vai além da rota do turismo. Segundo ele, isso ocorre por estar em todos os lugares da cidade e de diversas formas: desde pequenas lanchonetes até grandes churrascarias. “Foram contratados trabalhadores extras tanto para os restaurantes na Vila quanto nos que estão por toda extensão da Orla, devido à necessidade de aumento de equipe para o fim de ano. Consequentemente, isso reflete na economia como um todo”, avalia.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também considera que a Vila do Natal Iluminado é mais uma novidade atrativa para o turismo do Estado. Na opinião dele, aos poucos, esse evento vai ser consolidado como um destino cheio de atrativos. “No período de alta estação, é um atrativo que ajuda no crescimento da economia, aquecendo o setor hoteleiro”, comenta. Vale destacar que, neste início de alta temporada, o percentual de lotação dos hotéis gira em torno de 80%.

Já no setor de transportes de passageiros, é a experiência do taxista Everton Gomes dos Santos que confirma o impacto positivo da Vila do Natal Iluminado. De acordo com ele, nessa quinzena inicial, obteve aumento de 30% nos lucros. “O movimento está sendo bem propício nesse período natalino. Muitos turistas na capital estão à procura de conhecer a Vila do Natal Iluminado. Fico muito feliz quando a cidade está cheia de turistas e tem essas atrações que encantam a todos”, afirma.

Além disso, a Vila do Natal Iluminado também proporciona uma área de vendas com várias opções do artesanato sergipano, atraindo quem pretende presentear alguém neste fim de ano. As vendas são realizadas em casinhas emolduradas por luzes de LED que chamam a atenção dos visitantes pela beleza e delicadeza.