Loading

Pesquisar

Estado de SP leva infraestrutura e lazer para núcleo habitacional

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, coordena a construção de espaço esportivo e a urbanização do bairro Alvarenguinha, realizada em parceria com a prefeitura

05 de mar de 2024

O secretário Marcelo Branco participa de evento que marcou a assinatura da ordem de serviço para o início da obra

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

Sob a gestão de Marcelo Branco, uma das lideranças do PSD, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo iniciou a construção do Núcleo de Esportes e Lazer em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. Localizada no bairro Alvarenguinha, a obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento de R$ 13,4 milhões. O Alvarenguinha é composto pelos loteamentos Jardim Nova América, Parque Ideal, Jardim Novo Horizonte e Parque dos Químicos, onde vivem cerca de 1.500 famílias de baixa renda. “Temos a responsabilidade de deixar este lugar mais bonito e saudável para vocês, para que possam cuidar de suas famílias e para que as crianças e os adultos tenham uma área de lazer que seja adequada para uso”, disse Marcelo Branco no evento que marcou a assinatura da ordem de serviço para o início da obra. O ato foi realizado no último dia 31 e contou com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entre outras autoridades locais.

Na ocasião, o secretário falou sobre outras ações importantes no âmbito estadual e no município. “Estamos hoje construindo 100 mil unidades no Estado de São Paulo. Temos, ainda, 1.900 moradias na cidade de São Bernardo do Campo.”

O novo equipamento público contará com duas quadras poliesportivas, um campo de futebol society, duas quadras de beach volley, uma quadra de beach tennis, duas rampas de skate, ciclovia e simulador de caminhada. As crianças poderão brincar em playgrounds com escorregadores metálicos, gangorras e balanços. Os visitantes terão à disposição uma infraestrutura com 34 quiosques comerciais, dois banheiros, vestiário, salão multiuso, mesas e bancos. Além da preservação da vegetação existente, será feito o plantio de 227 árvores, pomar e horta. O governo estadual vai implantar, ainda, um deck e uma trilha de 328 metros quadrados no local.

A líder comunitária Marlene dos Santos, de 61 anos, ressaltou a importância da obra para a população. “O bairro vai ficar maravilhoso. Não será mais preciso se deslocar daqui para o centro da cidade para ter lazer. O Alvarenguinha terá a área de lazer que as nossas crianças precisam, no lugar em que elas nasceram. E ainda teremos um posto da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança.”

Urbanização

O Núcleo de Esportes e Lazer faz parte de um pacote de obras de urbanização e revitalização ambiental executadas pela CDHU e a prefeitura de São Bernardo do Campo. O loteamento fica em Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM), às margens da represa Billings. “Com essa obra, vamos fazer a diferença. A CDHU, com recursos do governo estadual e em parceria com a prefeitura, está fazendo essa urbanização. São mais de 1.500 casas sendo beneficiadas diretamente. Não é uma obra só para embelezamento e divertimento. Estamos tratando da qualidade da água da represa Billings e cuidando da água que bebemos”, frisa o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos.

As ações são realizadas com recursos do programa Casa Paulista e vão receber investimento de R$ 69,2 milhões. A verba é proveniente do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Os serviços incluem a implantação de infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, drenagem, pavimentação, sistema viário e acesso ao bairro.

Informações Partidárias

Notícias