Loading

Pesquisar

ESTADOS

Estado libera R$ 50,5 mi para hospital de Botucatu (SP)

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, anunciaram o repasse da verba, que vai permitir a abertura de 108 leitos

17 de nov de 2023

O secretário Eleuses Paiva: “Temos dado um tratamento muito especial aos hospitais universitários, pelo grande papel que desempenham do ponto de vista assistencial”

Redação Scriptum com Portal do Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, anunciaram nesta quinta-feira (16) a liberação de cerca de R$ 50,5 milhões para o complexo de saúde que inclui o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, na região Centro-Sul do Estado. Principal unidade do setor na região, o hospital recebe a maior parte das demandas de 68 municípios por atendimentos de alta complexidade. O novo convênio permitiu que 108 leitos fossem abertos para a população. “A nossa ideia é ir aproveitando a capilaridade do nosso sistema. Vamos ter os 108 leitos, oito salas cirúrgicas, sala de hemodinâmica e 15 leitos de UTI”, garantiu o governador.

As duas primeiras parcelas do convênio, que será pago mensalmente, já foram repassadas pelo Estado. Por conta disso, 15 leitos de UTI e 93 vagas clínicas e cirúrgicas já estão em funcionamento no Hospital das Clínicas, no Hospital Estadual de Botucatu e no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas. Outras quatro salas de centros cirúrgicos foram reativadas no mês passado e mais quatro estarão em funcionamento até janeiro de 2024.
Referência

O Hospital das Clínicas de Botucatu é o segundo maior hospital universitário de São Paulo, atrás apenas do HC da USP, na Capital. Em 2022, registrou um total de 3,7 milhões de atendimentos ambulatoriais, consultas e exames. Anualmente, a unidade de Botucatu realiza 25,9 mil internações, 9,3 mil procedimentos cirúrgicos, 2,5 mil partos e 150 transplantes. “Desde o primeiro dia, temos a obrigação de garantir à nossa população uma saúde de qualidade dentro do Estado de São Paulo, até porque é um direito constitucional. Temos dado um tratamento muito especial aos hospitais universitários, pelo grande papel que desempenham do ponto de vista assistencial, mas também como grandes aparelhos formadores que qualificam adequadamente os nossos profissionais da área da saúde”, afirmou o secretário Eleuses Paiva.

Informações Partidárias

Notícias