CÂMARA

Fábio Trad quer transformar 19 de abril em feriado

“Mais do que uma homenagem, trata-se de uma estratégia de luta por terra, moradia, saúde, educação”, diz o deputado do PSD

20 de abr de 2022

Trad: “Oportunidade refletir sobre a importância do respeito aos direitos dos povos indígenas”.

Redação: Scriptum com Campo Grande News

O deputado federal Fábio Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, propôs transformar o dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, em feriado. Para ele, caso aprovado, o feriado vai propiciar a reflexão sobre os povos indígenas e seus direitos. “Mais do que uma homenagem, trata-se de uma estratégia de luta por terra, moradia, saúde, educação”, disse.

Trad comentou que a data passará a ser, ainda “uma oportunidade para todos refletirem e se conscientizarem sobre a importância do respeito aos direitos dos povos indígenas”.

Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do Brasil, atrás somente de Roraima e Amazonas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São 80.459 indígenas em 29 municípios, representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.