Municípios

Faixas garantem mais segurança para motociclistas em São José dos Campos (SP)

Governo do prefeito Anderson Farias (PSD) vai implantar espaços de parada exclusiva para motos em mais 28 cruzamentos da cidade

08 de dez de 2023

Serão 33 cruzamentos sinalizados nos principais corredores para promover a fluidez no sistema viário

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) vai ampliar as faixas de parada exclusiva para motos à frente dos demais veículos nos semáforos de mais 28 cruzamentos da cidade. Com a implantação das novas faixas, serão 33 cruzamentos sinalizados nos principais corredores do município. A sinalização tem como objetivo promover a fluidez no sistema viário, garantindo mais segurança e agilidade aos motociclistas após a abertura dos semáforos. Entre os locais contemplados pela iniciativa da prefeitura estão as avenidas São José e Marechal Henrique Teixeira Lott, além de ruas como a Coronel José Monteiro e Lupércio Antônio Santos. A relação completa das vias pode ser conferida aqui.

A chamada “área de espera” está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. As faixas são delimitadas por duas linhas de retenção e a imagem de um motociclista pintada no solo.

O governo municipal selecionou corredores viários que promovem conexões entre as regiões da cidade e apresentam fluxo intenso de carros e motocicletas. Dos 28 novos cruzamentos propostos para receber a sinalização exclusiva, 17 foram sugeridos pela Associação de Motoboys do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVAPLN).