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Florianópolis faz projeto-piloto para reduzir violência no trânsito

Projeto reduzirá para 30 km/h a velocidade máxima em 1,6 km de vias do centrinho da Lagoa da Conceição

13 de nov de 2014

César Souza Júnior, prefeito de Florianópolis.

A partir do dia 7 de dezembro Florianópolis vai adotar um projeto-piloto com o propósito de reduzir a violência nas vias com histórico de insegurança no trânsito. O Projeto Zona 30 reduzirá para 30 km por hora a velocidade máxima, inicialmente, em 1.686 metros de vias do centrinho da Lagoa da Conceição – considerado um importante “nó viário” da Capital de Santa Catarina – onde hoje a velocidade permitida é de 60 km por hora.

O prefeito Cesar Souza Junior, do PSD, acena com a possibilidade de a iniciativa vir a ser implantada em outras áreas da cidade. “Esse nome, Zona 30, tem uma razão técnica”, diz ele, lembrando estudos que apontam que, no caso de um atropelamento, o risco de lesão aumenta gradativamente se a velocidade ultrapassa30 km/h. O risco de morte de um pedestre ao ser atingido por um veículo a50 kmpor hora é de 80%.

“Estamos aplicando o que o mundo vem fazendo de positivo, tanto em mobilidade quanto em segurança no trânsito, num processo constante de humanização das cidades”, diz o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Dácio Medeiros.

Um exemplo do que Medeiros diz se deu em São Paulo. Durante a gestão do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, à frente da Prefeitura, mais de 420 km de ruas e avenidas tiveram suas velocidades padronizadas ou reduzidas em 2011.

Com isso, o Eixo Leste-Oeste registrou queda de 14% nos acidentes e 21% nos atropelamentos entre os meses de abril e novembro de 2011 ante mesmo período de2010. Aprincipal queda foi observada no total de atropelamentos, que caiu de 80 para 63, diminuição de 21%. No Eixo Norte, a redução foi de 26% no número de acidentes e atropelamentos em abril de 2011 ante abril de 2010. Nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, foram 38% menos acidentes e atropelamentos entre fevereiro e novembro de 2010 ante mesmo período de 2010.

O diretor da Vigilância em Saúde de Florianópolis, Leandro Pereira Garcia, chama a atenção para o fato de que a capital catarinense está entre as primeiras no ranking de mortes no trânsito causadas por excesso de velocidade e uso de bebidas alcoólicas. Segundo o mapa da violência de 2012, Florianópolis tem, em média, 22 óbitos a cada 100 mil habitantes por ano. É a maior média entre as capitais do Sul do Brasil, que ficam entre 14 e 15 por 100 mil habitantes. A taxa de óbitos no trânsito,em Santa Catarina, é duas vezes maior do que a de homicídios.

Modelo – Em 1983, um projeto-piloto na cidade de Buxtehude, na Alemanha, deu origem à primeira Zona 30. O modelo foi copiado em países como França, Bélgica, Itália, Holanda, Áustria, Reino Unido e Dinamarca. Na Áustria, a cidade de Graz chegou a radicalizar o movimento, estabelecendo o limite máximo de30 kmpor hora em todo o perímetro urbano, desde 1992. Barcelona, na Espanha, completou, em 2010, mais de200 quilômetrosde Zonas 30.

Os resultados na Europa impressionam pela redução expressiva no número de acidentes. Em Londres, a queda foi de 40%, enquanto na Bélgica o índice chega a 72%.

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