Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Florianópolis: sobram vagas em escolas e creches

Investimentos da gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) elevam a oferta na rede municipal de ensino. Mais de 35 mil alunos já se matricularam este ano e as inscrições serão reabertas este mês

02 de fev de 2024

Desta forma, 15.499 crianças estão matriculadas nos núcleos de educação infantil municipal (Neims) e 20.884 estudantes estarão em escolas do primeiro ao nono ano.

Edição Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

Ainda um problema em muitas capitais brasileiras, a falta de vagas nas escolas da rede municipal não preocupa os moradores de Florianópolis. De acordo com a gestão do prefeito Topázio Neto (PSD), existem na capital de Santa Catarina milhares de vagas em escolas e creches à disposição das famílias. Inclusive, a Secretaria Municipal de Educação fixou o período de 20 a 27 de fevereiro para novas matrículas e inscrições nas vagas remanescentes no ensino fundamental, em todas as séries.

Em 2023, valendo para o ano de 2024, as inscrições na educação infantil foram realizadas de 21 a 27 de setembro e o processo de matrículas no ensino fundamental ocorreu nos meses de novembro e dezembro. Desta forma, 15.499 crianças estão matriculadas nos núcleos de educação infantil municipal (Neims) e 20.884 estudantes estarão em escolas do primeiro ao nono ano.

Segundo a prefeitura, em determinadas regiões da cidade, como no Norte da Ilha, há um número elevado de migrações todos os dias. E, em casos de falta de vagas, as crianças são realocadas para a unidade mais próxima com disponibilidade de vagas.

Quanto à lista de espera em creches para 2024, a SME informa que há 42 crianças nesta situação na educação infantil. Mas todas já são atendidas em uma vaga e aguardam para trocar de unidade. Existem também mais de 2 mil vagas ociosas à disposição das famílias.

Novas escolas

A grande oferta de vagas resulta de investimentos feitos pela gestão de Topázio Neto. A Prefeitura de Florianópolis construiu, por exemplo, um prédio próprio para o Neim Pequeno Príncipe, na Areias do Campeche. A antiga sede, com apenas duas salas, atendia 63 crianças. Agora, em 10 salas, poderá receber aproximadamente 245 crianças, o que corresponde a um aumento de 288% em sua capacidade de servir a população.

Outra unidade educativa, o Neim do Red Park, no Rio Vermelho, será finalizada ainda no primeiro semestre deste ano, também com capacidade para atender mais de 200 crianças. A ideia da prefeitura é que, com funcionamento ainda em 2024, a Escola do Red Park tenha capacidade para 600 estudantes.

Informações Partidárias

Notícias