Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2020

Força da mulher e renovação, temas do PSD em Bonito (MS)

No polo turístico do Mato Grosso do Sul, a presidente municipal Loiva Heidecke Schiavo comemora a chegada de novas lideranças femininas ao partido durante a janela partidária

09 de abr de 2020

 Luis Athanasio, Loiva Heidecke Schiavo e novas filiadas

Presidente do PSD em Bonito – um dos principais polos turísticos do Mato Grosso do Sul – a professora e administradora Loiva Heidecke Schiavo é um dos nomes cotados no partido para concorrer à Prefeitura da cidade de 22 mil habitantes nas eleições de outubro próximo. Outra liderança que pode assumir a tarefa é o advogado Luis Athanásio, que se filiou à sigla durante a janela partidária.

Loiva Heidecke Schiavo e o advogado Luís Athanásio Falcão de Melo vêm se destacando nas pesquisas espontâneas de intenção de voto em Bonito. “A população bonitense dá sinais claros de que o revezamento entre os grupos da política tradicional se esgotou e a perspectiva de renovação passa a ser uma tendência no processo eleitoral, com a determinação e a força da mulher bonitense”, explica Loiva.

Com especialização em psicopedagogia e ex-secretária de Educação, integrante de uma família de produtores rurais, Loiva é casada com agropecuarista e reside em Bonito desde 1983.

Seja qual for o nome escolhido para encabeçar a chapa, o PSD de Bonito vai para a corrida eleitoral pregando a força da mulher e da renovação política. Essa, por exemplo, é a disposição de outra nova filiada, a pré-candidata a vereadora e a assistente social Léia Pereira dos Santos, para quem a renovação política em Bonito deve vir acompanhada de maior presença da mulher. “Devemos ter voz própria, os homens não podem falar por nós. As mulheres são capazes de administrar a casa emprego, família e conduzir a gestão pública. Cabe a nós o desafio de contribuir para o avanço da participação feminina na política de uma forma mais efetiva. Essa condição de igualdade beneficiará a sociedade em tudo, principalmente porque a população espera gestão mais humana, com mais oportunidades para todos e sem corrupção”, afirma Léia.

As filiadas pessedistas e pré-candidatas à Câmara Municipal vieram para somar e renovar o partido. Raquel Pereira dos Santos, servidora pública do INSS, conhece bem o drama das desigualdades. Graduada em Administração, pós-graduada em Educação e Pobreza pela UFMS, Raquel é ainda acadêmica de Letras e diz que no plano das desigualdades a mulher é o maior exemplo. Para ela, não basta assegurar à mulher apenas os direitos sociais, mas também é necessária maior participação política. “A mulher precisa se sentir representada e, sobretudo, ouvida”.

Elisa Xavier, de 21 anos, também se coloca como mais uma voz feminina para a renovação na Câmara. Filha do ex-prefeito Mimito Xavier, Elisa é vendedora autônoma e diz que a mulher faz a diferença. “Pela sensibilidade e por conhecer de perto as reais necessidades da população. Tenho humildade, sou mãe, jovem e administradora de casa, conheço muito bem as dificuldades das pessoas quando a questão é segurança, saúde e educação”.

Pelo menos um terço dos pré-candidatos à Câmara de Bonito que se filiaram ao PSD é composto por mulheres, sendo o único partido que não terá dificuldades para cumprir a legislação eleitoral, que exige um terço de candidaturas femininas.

Informações Partidárias

Notícias