MUNICÍPIOS

Gestão Fuad Noman age para valorizar cultura de BH

Em Belo Horizonte, Prefeitura lança curtas-metragens que contribuem para a preservação das identidades, da história e da memória de grupos que compõem a sociedade local

04 de dez de 2023

Edição Scriptum com Prefeitura de Belo Horizonte

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), lança na quarta-feira (6), no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB, mais dois vídeos documentários da coleção “Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte”. A ideia é contribuir para a preservação das identidades, da história e da memória de grupos que compõem a sociedade belo-horizontina. Serão lançados os vídeos da Irmandade do Rosário do Jatobá e do Largo do Rosário.

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, a série de curtas-metragens contribui para que a sociedade se aproprie do patrimônio e colabore também para a sua preservação. “Esse envolvimento faz com que a sociedade possa compreender e reconhecer o patrimônio cultural como um instrumento de formação da nossa identidade. A partir desses vídeos as pessoas poderão refletir sobre a nossa história, colaborando para a preservação da memória e estimulando processos de educação pelo patrimônio”, afirma.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca que um dos objetivos da coleção Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte é dar maior visibilidade, por meio de múltiplas linguagens, ao nosso patrimônio: “ Com versões impressa, digital e audiovisual que disponibilizamos livre e gratuitamente, as novas produções audiovisuais ampliam para o público o acesso à riqueza e diversidade dos bens que compõem o Patrimônio Cultural da capital., completa.

A coleção “Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte” usa linguagem direta, simples e objetiva. Produzida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, apresenta aos moradores, turistas, professores, estudiosos e interessados no tema informações consistentes sobre o Patrimônio Cultural da capital do Estado. Formada por uma série vídeos e materiais educativos em versão digital e impressa, a coleção oferece informações seguras e contribui para divulgação e o reconhecimento da pluralidade e da riqueza do patrimônio cultural contribuindo para preservação das identidades, da história e da memória de diversos grupos que compõem a sociedade belo-horizontina.

A coleção “Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte” tem agora nove títulos disponíveis em vídeo disponíveis: “Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá”; “Largo do Rosário”; “Política de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte”; “Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa”; “Pampulha”; “Ofício de Fotógrafo Lambe-lambes”; “Festas de Iemanjá e Pretos Velhos”; ‘Terreiro Ilê Wopo Olojukan”; e “Quilombos”. Todos os vídeos podem ser acessados no Portal da PBH – www.pbh.gov.br/patrimoniocultural. Após o lançamento, os novos também serão disponibilizados para o público.