Loading

Pesquisar

Goiás: Vilmar Rocha terá 40% do plano de governo nas mãos

O ex-deputado federal Vilmar Rocha, do PSD, tomou posse como secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) do Governo de Goiás.

05 de fev de 2015 · Goias, Secima, Vilmar Rocha

Vilmar Rocha: A prioridade será a crise hídrica que Goiás atravessa

Vilmar Rocha: A prioridade será a crise hídrica que Goiás atravessa

O ex-deputado federal Vilmar Rocha, do PSD, tomou posse como secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) do Governo de Goiás.

A posse, nesta segunda-feira (2), teve a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que elogiou a iniciativa do governador Marconi Perillo, de juntar em uma mesma pasta áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. “O governo foi sagaz ao reunir em uma secretaria o problema de várias cidades goianas”, disse. “Esta secretaria é uma das mais estruturadas do governo e Vilmar será um bom condutor”.

A pasta será responsável por 40% do plano de governo de Goiás. Por essa característica, é considerada uma supersecretaria. O próprio Vilmar, durante seu discurso de posse, destacou a importância da secretaria, que executará o projeto de Reforma Administrativa do Estado. “É uma secretaria grande, complexa, importante para a qualidade de vida do nosso povo. Estou animado e comprometido com esse desafio”, disse.

Segundo ele, foram traçadas diretrizes que serão a essência da pasta, como as questões referentes à água, resíduos sólidos e mobilidade. A prioridade número 1, segundo o secretário, será a crise hídrica que Goiás atravessa, assim como boa parte dos Estados do Centro-Oeste e Sudeste. Há regiões do Estado que correm o risco de racionamento.

“Na semana passada tivemos uma reunião com a diretoria da Saneago (Saneamento de Goiás S. A.) e vamos fazer um levantamento para identificar quais são as áreas críticas. Em algumas regiões há a possibilidade de faltar água. Vamos diagnosticar e apresentar soluções sustentáveis”, disse.

O secretário anunciou que o governo do Estado lançará o projeto Goiás sem lixo. “Hoje as prefeituras têm dificuldade para enfrentar isso. A ideia é fazer uma parceria entre o Estado e as prefeituras”, disse.

A terceira prioridade é dar uma solução ao problema da mobilidade urbana. “Metrô é caro e demorado. Precisamos apresentar medidas alternativas como o BRT (Bus Rapid Transit) e o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)”.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, elogiou o ex-deputado e afirmou que serão firmadas novas parcerias para os próximos quatro anos. “O senhor vai conseguir atender o objetivo do governador Marconi Perillo e juntos vamos subir a qualidade de vida da população de Goiás mais alguns degraus”, pontuou.

O governador Marconi Perillo ressaltou a carreira política de Vilmar Rocha e disse que o secretário é um homem ético, simples, preparado e de reta conduta republicana.

Informações Partidárias

Notícias