ESTADOS

Governadores pedem ações contra fake news

Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, foi um dos signatários de carta em que 16 gestores estaduais alertam contra “procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país democrático”

30 de mar de 2021

O governador Belivaldo Chagas: notícias falsas visam criar instabilidade institucional nos Estados.

Estímulos a motins policiais, divulgação de fake news, agressões a governadores e adversários políticos “são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”. O alerta consta de carta assinada pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e outros 15 governadores do país divulgada nesta segunda-feira (29). O documento solicita providências por parte do presidente Jair Bolsonaro, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os governadores acusam agentes políticos e dizem que as notícias falsas visam criar instabilidade institucional nos Estados.

Indignados com a crescente onda de fake news, os governadores disseram que juntamente com os servidores públicos e profissionais do setor privado, estão lutando muito para garantir atendimento de saúde e apoio social à população; e que enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos Estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos. “Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa”.

Os governadores usaram a carta para conclamar o presidente da República, os presidentes da Câmara dos deputados e do Senado Federal, bem como o presidente do Supremo Tribunal Federal, “para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais”. “Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos.

Na carta, os governadores agradeceram aos servidores públicos e profissionais e manifestaram solidariedade às forças policiais. “Sublinhamos a nossa gratidão a todos os servidores públicos e profissionais que têm atuado incessantemente para vencermos a pandemia. Merecem especial destaque as forças policiais, que têm a nossa solidariedade e apoio em relação a reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT)”.

Além do governador Belivaldo Chagas, assinaram a carta: Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Helder Barbalho (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), João Doria (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Renato Casagrande (Espírito Santo), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Waldez Goés (Amapá).