ESTADOS

Governo estadual entrega moradias no ABC paulista

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, entregaram 268 apartamentos a famílias de São Bernardo do Campo

28 de maio de 2024

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário Marcelo Branco: Estado investiu R$ 3,4 milhões no projeto habitacional

Redação Scriptum com Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, uma das lideranças do PSD, entregaram 268 apartamentos nesta terça-feira (28) em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. As moradias foram entregues a famílias de baixa renda que receberam subsídios estaduais para a aquisição dos imóveis diretamente com a construtora responsável pelo empreendimento. Ao todo, o Estado investiu R$ 3,4 milhões no projeto habitacional. “Com a entrega de hoje, estamos superando 26,5 mil unidades entregues e temos outras 114,5 mil em produção. A gente começou a aplicar até R$ 4 bilhões por ano em habitação para fazer a diferença, realizar o sonho da casa própria, tirar pessoas que estavam em áreas de risco e dar segurança. O que a gente quer é chegar lá no final e dizer que cumprimos nosso dever. A casa própria realmente faz a diferença”, destacou Tarcísio.

Os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro distribuídos em 50 metros quadrados de área construída. O residencial conta, ainda, com playground e quadra poliesportiva, salão de festas e estacionamento coberto.

Cada família recebeu subsídio de R$ 13 mil do programa Casa Paulista, na modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI). O benefício foi disponibilizado para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. “O governador Tarcísio determinou que tivéssemos uma visão mais agressiva para o tratamento do problema do déficit habitacional em São Paulo. A pretensão é que a gente faça 200 mil unidades habitacionais em quatro anos, com os programas Casa Paulista e da CDHU. Paralelamente a isso, temos outras 200 mil regularizações fundiárias e 100 mil ações de retirada de famílias de áreas de encosta e urbanização de favelas, totalizando a meta bastante ambiciosa de 500 mil atendimentos habitacionais”, disse Marcelo Branco.

Desde o início de 2023, o governo de São Paulo já investiu R$ 174,9 milhões para beneficiar 14.857 famílias com subsídios do programa Casa Paulista. A Caixa Econômica Federal é responsável pela aprovação dos financiamentos do projeto.