Loading

Pesquisar

SAÚDE

Hospital do Câncer de Muriaé (MG) faz exame gratuito com PET-CT

Emenda parlamentar do deputado Misael Varella, do PSD, garantiu que equipamento chegasse ao hospital

18 de abr de 2022

O procedimento com o PET-CT pode custar até R$ 4 mil

Redação: Scriptum

Graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Misael Varella (PSD), o Hospital do Câncer de Muriaé – município de 110 mil habitantes da Zona da Mata de Minas – é uma das poucas instituições de Minas Gerais que possui o PET-CT , um dos equipamentos mais modernos e precisos para o rastreio do câncer. Desde janeiro de 2022, os pacientes do hospital passaram a ter acesso a um diagnóstico por imagem mais aprimorado.

De acordo com a direção da instituição, a tecnologia une os recursos da Medicina Nuclear e da Radiologia. O equipamento é extremamente seguro e eficiente, entregando um diagnóstico preciso na avaliação de vários tipos de câncer.

O procedimento com o PET-CT pode chegar a custar até R$ 4 mil e, desde a última semana, o hospital – que foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – disponibiliza o exame gratuitamente.

Segundo Misael, “é gratificante ver que os recursos destinados por mim ao Hospital do Câncer de Muriaé estejam sendo usados para evoluir a qualidade dos procedimentos, proporcionando conforto aos pacientes, aumentando as chances de cura e dando esperança no tratamento.”

Benefícios do exame na oncologia

O PET-CT fornece diagnósticos extremamente precoces, dando imprescindíveis informações sobre a função e o potencial evolutivo das lesões. As análises permitem acompanhar e planejar detalhadamente o tratamento.

O exame permite visualizar mínimas lesões tumorais (a partir de 4mm) ou novos focos da doença. O exame também diferencia tumores benignos de malignos, avalia a exata extensão da doença – se o problema está localizado em um órgão ou se há metástase –, além de avaliar o grau de resposta à quimioterapia, a recidiva (retorno da doença), dentre outros estudos extremamente úteis nas orientações para os cirurgiões ou até para contraindicar uma intervenção cirúrgica.

Informações Partidárias

Notícias