17 de dez de 2012
· carro, elétrico, Irajá Abreu, PSD
Projeto de lei 2092/2011 de autoria do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) avança no processo de tramitação na Câmara dos Deputados. A proposição que estabelece incentivos fiscais para a fabricação de carros elétricos no Brasil foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
O deputado Irajá Abreu considera que a aprovação do projeto em duas comissões em 2012 demonstra que os parlamentares apoiam a iniciativa legislativa e estão conscientes da necessidade adoção de ações políticas que incentivem a produção do carro elétrico no Brasil.
“É mais uma vitória para conseguir a implantação dessa tecnologia na indústria automotiva, que já é utilizada em outros países com sucesso. O Brasil tem todas as condições de fabricar e manter o funcionamento dos veículos elétricos que são mais econômicos, menos poluentes e, com uma política fiscal de incentivo, mais baratos para aquisição e manutenção”, enfatiza.
Irajá Abreu afirma que o projeto passou por alterações e sua proposta original foi modificada com pelos relatores nas comissões, mas que o objetivo principal da proposição de estabelecer uma política fiscal específica para a fabricação do carro elétrico, ainda inexistente no país, ainda é contemplado no projeto.
“O relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Antônio Balhmann (PSB-CE), reconhece em seu relatório, que o Brasil está atrasado na implantação da tecnologia do carro elétrico e esse consenso, essa consciência comum, que está garantindo que possamos avançar na análise do projeto”, afirma o deputado.
Leia mais no PSD Câmara.