Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Itanhaém inova com telemedicina cardiológica em parceria com HCor

O serviço permite a troca de informações on-line com a equipe do Hospital do Coração de São Paulo

17 de jan de 2024

O prefeito Tiago Rodrigues Cervantes

Edição Scriptum com Prefeitura de Itanhaém

O prefeito de Itanhaém, Tiago Rodrigues Cervantes (PSD), fechou no final de dezembro uma parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) para realizar atendimentos de telemedicina cardiológica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O serviço de telemedicina funciona para cardiologia e vai beneficiar a população agilizando os exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após o paciente fazer o eletrocardiograma, o exame é enviado de forma on-line para a central do Hcor e distribuído aos cardiologistas, que acessam os dados e emitem o laudo entre cinco e dez minutos, além de orientarem a equipe do UPA por meio de videochamada.

Essa troca de informações on-line permite a melhor avaliação dos atendimentos, auxiliando na condução de casos complexos e se tornando fundamental para situações de infarto agudo do miocárdio e arritmia.

“Doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no mundo. Sendo a mais comum o infarto agudo do miocárdio. O objetivo do projeto é qualificação do atendimento nas upas e implantação das diretrizes de assistência e manejo clínico (assistência médica imediata)”, comenta Denise Correa Pereira, Coordenadora Administrativa da UPA.

O projeto assegura ao paciente em situação de emergência o acesso integral e humanizado, melhoria na abordagem e protocolos clínicos, identifica e estratifica a síndrome cardíaca, realiza o ECG com laudo qualificado pela equipe do Hcor, melhora as práticas na emergência, capacita médico emergencista por meio de teleconsultoria, além do apoio à decisão clínica dos profissionais.

Para realizar os atendimentos, a UPA recebeu equipamentos novos de eletrocardiograma e um notebook para entrar em contato com a equipe do Hcor durante as consultas.

Informações Partidárias

Notícias