Municípios

Jairo Jorge garante recursos para hospitais de Canoas

Prefeito da cidade gaúcha esteve em Brasília e recebeu a confirmação de que haverá um complemento de R$ 1,2 milhão às verbas já definidas. “Uma grande vitória para a saúde de Canoas”, disse

07 de nov de 2023

O prefeito Jairo Jorge durante reunião no Ministério da Saúde

Edição Scriptum com Prefeitura de Canoas

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), recebeu em Brasília, no final da semana passada, a garantia do Ministério da Saúde de que a cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 347 mil habitantes, receberá, a partir de outubro, o complemento de R$ 1,2 milhão mensal dos valores do Teto MAC que vinha reivindicando há meses.

O teto representa a verba repassada pelo Governo Federal para custear ações e serviços de saúde na média e alta complexidade nos Estados e municípios.

O anúncio foi feito após reunião do prefeito com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa. A revisão desse teto vinha sendo reivindicada pelo prefeito ao Ministério desde maio. A produção dos hospitais nesta área representa cerca de R$ 9 milhões, enquanto o valor que Canoas recebia do Teto MAC era de R$ 7,6 milhões. Os recursos que irão ajudar a reduzir esse déficit deverão ser liberados já no início da próxima semana.

“Esta é a quinta vez que venho a Brasília buscando recursos para a nossa saúde e fico muito feliz em saber que o Governo Federal atendeu o nosso pedido. É uma grande vitória para a saúde de Canoas. Essa ampliação dos valores do Teto Mac permite que os nossos hospitais, especialmente o Hospital Universitário, possam respirar. A verba também nos ajuda a recuperar os R$ 20 milhões que perdemos, desde julho de 2022, em decorrência do programa Assistir”, destacou Jairo.