
São 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) lançou na manhã desta segunda-feira (15), o sistema de videomonitoramento do Centro da Capital, com o propósito de aumentar a segurança das milhares de pessoas que circulam pela região. São 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
“Esse será um grande reforço na segurança pelo Centro e a intenção é inibir ou aumentar a capacidade de ação com relação a crimes e também ao uso de drogas”, explicou o prefeito. “Além disso, poderemos detectar gargalos no trânsito e agir para garantir mais mobilidade. A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, complementou.
As imagens são monitoradas pela Guarda Civil Municipal por meio de uma base móvel. Os agentes responsáveis passaram por treinamento especial, e estarão prontos para acompanhar as demandas e repassá-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O monitoramento atuará também em apoio às ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), informando ao órgão sobre casos de colisões ou engarrafamentos, por exemplo. Com isso, espera aumentar a capacidade de ação na resolução dos problemas.
Entre os pontos que passam a ser acompanhados estão a Praça da Independência, o Parque Solon de Lucena, o Mercado Central, a Rua Visconde de Pelotas e o Terminal de Integração. Já a base móvel vai alternar seu ponto de permanência, variando entre o Pavilhão do Chá, o Paço Municipal e o Mercado Central.
O veículo também é equipado com câmeras de monitoramento em sua parte externa, o que permite ações em pontos onde as câmeras fixas não estão instaladas. “A intenção é ampliar sua ação, podendo acompanhar também os grandes eventos da cidade”, explicou o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim.