O prefeito Alexandre Kalil: “No ritmo atual, se não levarem o isolamento a sério, o número de mortes crescerá entre quarta-feira e sábado da semana que vem.”
Com um alerta à população, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), usou o Twitter na quinta-feira (26) para falar sobre o coronavírus e orientar a população da capital a se manter em isolamento social como forma de prevenir o contágio. “Estão relaxando??? Segundo os técnicos e especialistas, o pior começa na quarta-feira”, tuitou o prefeito, que explicou em seguida: “No ritmo atual, se não levarem o isolamento a sério, o número de mortes crescerá entre quarta-feira e sábado da semana que vem. Já são 1500 mortes por dia na Europa. Não vamos brincar.”
Na capital de Minas Gerais, o número de casos confirmados subiu de 90, na quarta-feira (25), para 96 na quinta-feira (26). Em todo o Estado, são 153 casos confirmados da Covid-19. Outros 17.409 casos são investigados como suspeitos.
Na contramão do indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), Kalil foi às redes sociais já na noite desta terça-feira (24), após o pronunciamento do presidente na TV, para pedir, mais uma vez, que a população continue em casa de quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus. “Vamos ficar em casa! Ficar em casa!!!!!!!”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter.
Além das medidas de saúde pública adotadas para conter a propagação do vírus, a gestão de Alexandre Kalil tem adotado também iniciativas voltadas à qualidade de vida dos cidadãos. Um exemplo é o cadastramento e divulgação de eventos online, oferecendo mais uma opção de entretenimento e aprendizado em meio à quarentena contra a epidemia de Covid-19. Os interessados em cadastrar eventos dessa natureza devem enviar as devidas informações e imagens de divulgação para agenda.belotur@pbh.gov.br.
São shows, performances, festivais culturais, cursos, palestras, entre outros, disponibilizadas gratuitamente na web, centralizados no Portal de Belo Horizonte. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de total isolamento, medida mais eficaz para a não proliferação do Coronavírus na cidade.